19/11/2009

Os Chafarizes e as Fontes - Chafariz da Graça

Mais um chafariz de Castelo Branco, que, pelo seu estado, tem recebido um "tratamento adequado".



Chafariz da Graça


Será que a memória diz alguma coisa aos responsáveis?

15/11/2009

Professores, avaliação e ECD (Estatuto da Carreira Docente)

A teimosia e a política arrogante de recusa do diálogo e de tentativa de levar por diante medidas erradas para as escolas, os professores, os alunos e as famílias conduziram à necessidade urgente de revisão do ECD e de suspensão do processo de avaliação dos professores.
No entanto, os mesmos de sempre já começaram a "roer a corda". Agora já não defendem a suspensão. Passaram a defender a substituição.
Os professores e os sindicatos que os representam têm de estar atentos. Não podem deixar-se enganar.
É preciso firmeza nas posições e não esquecer que o mais importante é a revisão do Estatuto e acabar com a divisão da carreira.

A cidade (zona histórica) em dia de nuvens e vento


A "floresta" de antenas no alto do Castelo "ofende" o conjunto...

12/11/2009

Os Chafarizes e as Fontes

Vamos iniciar a publicação de algumas imagens sobre o património da cidade e do concelho para que os albicastrenses possam apreciar o estado em que se encontra.

Chafariz da Mina

11/11/2009

A cidade ao fim de um dia de Outono


Paisagens e cores capazes de nos surpreender positivamente.

10/11/2009

NINHOS DE CUCO

O meu amigo João Teixeira mais uma vez enviou-me um texto que eu tenho de publicar (com a sua devida anuência) para regalo dos leitores deste blog e deixo aqui uma ligação ao seu blog onde poderão ler algumas (muitas) poesias que vos encherão a alma.

NINHOS DE CUCO

… E assim chegamos, como rezam os compêndios e previam os mais sábios e sensatos, ao tempo de coisa nenhuma. À falta de melhor, noticia-se o alastramento inexorável da pandemia gripal, com episódios parolos, escusados, exagerados, alarmistas, fúteis, enfim, duma pobreza franciscana que faz até doer o céu-da-boca. A par de assaltos de gente mais ou menos desgraçada a outra gente mais ou menos a mesma coisa, retornam as recorrentes corrupções para todos os gostos de gente ilustre a outra gente que vai perdendo o lustro, mas que à falta de provas há-de continuar a brilhar.

Entretanto, as fábricas que fizeram compasso de espera nos despedimentos ou utilizaram o eufemismo lock out durante os períodos eleitorais, aí estão a dar largas à selvajaria das suas ideias económicas, políticas e sociais.

O Governo minoritário empossado e pronto para o zig-zag político já não profetiza o oásis que anunciou em campanha e dá-nos agora mulheres com fartura para lavar a vista ao eleitorado masculino e iludir o feminino.

O discurso manso, em vésperas de Natal, digo, OGE, – conhecido no Alentejo por mamar de escarapão – sugere que nos é dado o leite, metáfora de alimento, quando afinal chupamos inocentemente no rabo da dita cobra.

Não chega para animar a malta a revisão em alta relativa ao crescimento da economia portuguesa, feita por Bruxelas, já que as previsões de aumento do défice e de desemprego para os próximos anos, deitam por terra todas as promessas mil vezes contestadas e, afinal, de novo sufragadas… com nuances…

Sabemos também que a justiça, tal como o rosbife, não é para todos. Alguém, cidadão normal, com a casa cheia de armas e munições, será um criminoso que, face à nova lei das armas, tem como certa a prisão preventiva. O padre de Covas de Barroso, pelos vistos é boa gente e… foi mandado com Deus, pelo menos enquanto não desatar aos tiros. O ministro da tutela cessante, após tanta reforma, reformou-se.

Os ministros Pinho e Lino – uma das melhores parelhas deste circo que é a vida – um afeiçoado aos toiros e por isso pereceu mais cedo em plena praça, e outro aos camelos (e eu penso que após as últimas legislativas deveríamos sentir que há um camelo em cada um de nós) pelo que deixou à cáfila de contribuintes todas as condições para empenharem o seu futuro por muitos e bons anos, ou não, muito ao seu estilo.

O Ministro Lacão, no entanto, com o seu consabido jeitinho para as catilinárias, entrou no zig sem cuidar do zague e afrontou de novo os professores, mesmo depois do mestre ter repetido o vocábulo diálogo até à exaustão, dizendo que o respectivo estatuto é para continuar ao estilo Maria de Lurdes e, se a oposição coiso, cairá o Carmo e a Trindade.

Estes como outros ministros que os antecederam, colocam os ovos podres no nosso ninho e depois levantam voo e poisam num qualquer conselho de administração onde está a verdadeira galinha dos ovos de ouro. São uns cucos.

João de Sousa Teixeira

teijoao@gmail.com

O aniversário do Muro de Berlim

Ontem, dia 9 de Novembro, um conjunto de figurões reuniu-se para comemorar o derrube do muro de Berlim. Fazia 20 anos.
Parece que todos estamos de acordo que o derrube de muros, sejam quais forem, é sempre uma coisa positiva. E além do de Berlim há tantos para derrubar. Muitos físicos (ver aqui, com a devida vénia ao autor do blog).
Mas também permanecem muitos outros muros. De intolerância. De pobreza. De discriminação. De injustiça. De exploração. De arrogância. O capitalismo é especialista em todas estas versões.
Parece que que a anexação da República Democrática Alemã (RDA) não correu lá muito bem. Pelo menos 50% dos antigos habitantes (de acordo com uma sondagem ocidental - nós sabemos como estas sondagens são fabricadas) estão descontentes (estão contra) com a anexação.
Mas os figurões continuam a tentar deitar poeira para os nossos olhos.