10/11/2009

NINHOS DE CUCO

O meu amigo João Teixeira mais uma vez enviou-me um texto que eu tenho de publicar (com a sua devida anuência) para regalo dos leitores deste blog e deixo aqui uma ligação ao seu blog onde poderão ler algumas (muitas) poesias que vos encherão a alma.

NINHOS DE CUCO

… E assim chegamos, como rezam os compêndios e previam os mais sábios e sensatos, ao tempo de coisa nenhuma. À falta de melhor, noticia-se o alastramento inexorável da pandemia gripal, com episódios parolos, escusados, exagerados, alarmistas, fúteis, enfim, duma pobreza franciscana que faz até doer o céu-da-boca. A par de assaltos de gente mais ou menos desgraçada a outra gente mais ou menos a mesma coisa, retornam as recorrentes corrupções para todos os gostos de gente ilustre a outra gente que vai perdendo o lustro, mas que à falta de provas há-de continuar a brilhar.

Entretanto, as fábricas que fizeram compasso de espera nos despedimentos ou utilizaram o eufemismo lock out durante os períodos eleitorais, aí estão a dar largas à selvajaria das suas ideias económicas, políticas e sociais.

O Governo minoritário empossado e pronto para o zig-zag político já não profetiza o oásis que anunciou em campanha e dá-nos agora mulheres com fartura para lavar a vista ao eleitorado masculino e iludir o feminino.

O discurso manso, em vésperas de Natal, digo, OGE, – conhecido no Alentejo por mamar de escarapão – sugere que nos é dado o leite, metáfora de alimento, quando afinal chupamos inocentemente no rabo da dita cobra.

Não chega para animar a malta a revisão em alta relativa ao crescimento da economia portuguesa, feita por Bruxelas, já que as previsões de aumento do défice e de desemprego para os próximos anos, deitam por terra todas as promessas mil vezes contestadas e, afinal, de novo sufragadas… com nuances…

Sabemos também que a justiça, tal como o rosbife, não é para todos. Alguém, cidadão normal, com a casa cheia de armas e munições, será um criminoso que, face à nova lei das armas, tem como certa a prisão preventiva. O padre de Covas de Barroso, pelos vistos é boa gente e… foi mandado com Deus, pelo menos enquanto não desatar aos tiros. O ministro da tutela cessante, após tanta reforma, reformou-se.

Os ministros Pinho e Lino – uma das melhores parelhas deste circo que é a vida – um afeiçoado aos toiros e por isso pereceu mais cedo em plena praça, e outro aos camelos (e eu penso que após as últimas legislativas deveríamos sentir que há um camelo em cada um de nós) pelo que deixou à cáfila de contribuintes todas as condições para empenharem o seu futuro por muitos e bons anos, ou não, muito ao seu estilo.

O Ministro Lacão, no entanto, com o seu consabido jeitinho para as catilinárias, entrou no zig sem cuidar do zague e afrontou de novo os professores, mesmo depois do mestre ter repetido o vocábulo diálogo até à exaustão, dizendo que o respectivo estatuto é para continuar ao estilo Maria de Lurdes e, se a oposição coiso, cairá o Carmo e a Trindade.

Estes como outros ministros que os antecederam, colocam os ovos podres no nosso ninho e depois levantam voo e poisam num qualquer conselho de administração onde está a verdadeira galinha dos ovos de ouro. São uns cucos.

João de Sousa Teixeira

teijoao@gmail.com

2 comentários:

carlos Vale disse...

Bom dia João.
Eles esconderam cirurgicamente tudo o que podia abalar ainda mais a sua degradada imagem.
E, contaram com ajudas preciosas dos que deviam ter mais respeito pelos cidadãos...
Todas estas tribunas acumuladas e cortezias-cruzadas são um escudo para que os corruptos escapem perante o olhar desprotegido da multidão.
Neste pluralismo de fancaria, manifesta-se tudo ao mesmo tempo: apoio ao poder,arrogância do dinheiro,desprezo pelo povo,apoio incessante de um pensamento ao serviço dos ricos.
"São os novos cães de guarda".
Escreveste um belo têxto.
Um abraço.
Carlos Vale

João de Sousa Teixeira disse...

Bom dia, Carlos!
Há que tempos que não te "ouvia".
São cães, são. Cães e cucos!
Um forte abraço também para ti!

(Permite lá este comentário, Paco. Há muito que não "ouvia" o Carlos)

Abraços
João