13/12/2010

Crise, austeridade e propaganda

Os tempos difíceis são propícios ao aparecimento das mais diversas demagogias. Especialmente aqueles que nunca se lembram dos pobres, dos desempregados enchem a boca com a palavra austeridade, tentando mostrar que estão muito preocupados com o dinheiro que gastam em coisas supérfluas. Embora não saibam o que é ser solidário, fica bem dizer que estão preocupados com os mais necessitados por causa da crise. Então é vê-los a dizer que não se pode gastar muito dinheiro na iluminação de Natal.

É preciso poupar e pensar bem onde se vai gastar o dinheiro. Até aparecer a crise, foi gastar à tripa forra, como dizem lá para os meus lados. O dinheiro até nem é deles.

Curiosamente, como a vaidade é maior que a solidariedade, esquecem-se das boas intenções e então é vê-los cair na demagogia habitual. Foi por isso que o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o sr. Morão/PS, mandou editar uma brochura sobre o PARQUE ESCOLAR, com 28 páginas, a cores, com dezenas e dezenas de fotografias (incluindo a do sr. Morão/PS - mais de 60) só para anunciar a renovação do dito parque escolar.

A Câmara deve ter gasto muitos milhares de euros (imaginemos que cada brochura custou 2 euros - como são 10 000 então a edição completa custou 20 000 euros. É muito dinheiro deitado fora) para satisfazer unicamente a vaidade do sr. Morão/PS. A edição nada adiantou ou acrescentou ao parque escolar. A melhor maneira de o valorizar é acabar as obras - ainda não estão todas prontas - equipá-las devidamente de modo que alunos, pais e professores e empregados usufruam delas.

Mas, para se ter o pensamento de que a melhor maneira de combater a crise é servir os outros, é ser humilde e não precisar de se pôr em bicos dos pés para ser visível. A melhor propaganda de uma obra é pô-la a funcionar. É para fazer obras bem feitas que as pessoas são eleitas. Não estão a fazer nenhum favor aos munícipes.

2 comentários:

Lídia Borges disse...

Começamos a estar cansados de tanta hipocrisia...
Será que "eles" acreditam que podem enganar-nos para sempre?


L.B.

Manuel Pires disse...

Pois é, estou de acordo que a propaganda da crise, seve principalmente para tirarem os direitos que os trabalhadores conquinstaram com muita luta.Com esta demagogia vão-nos tramando.


MCP