A CRP (Constituição da República Portuguesa) afirma que os cidadãos têm direitos, mas também têm deveres.
O exercício do direito de cidadania implica exigir os direitos, mas CUMPRIR os deveres.
Aparentemente parece haver deveres que não o são.
Também é uma evidência que os direitos de um acabam onde começam os direitos do outro.
Vem isto a propósito do que se passa nas segundas-feiras, na zona onde actualmente se realiza o Mercado Semanal. Ao fim da tarde, sem falar no espaço onde se realiza a feira, toda a zona envolvente fica infestada de sacos de plástico, de caixas de cartão, de papéis,... dando uma imagem de lixeira insuportável.
Os moradores e utentes das vias em volta do mercado também têm direitos e um deles é que as ruas por onde passam, os passeios, os jardins, os seus quintais,... estejam limpos. Aquilo que se vê nas imagens ocorre todos os dias de mercado, especialmente em dias de vento.
Não será possível arranjar uma solução, como contentores para os feirantes deitarem as embalagens dos produtos vendidos?
3 comentários:
Infelizmente o civismo e a preservação do meio ambiente não reinam no Altar do "Rei" porque pura e simplesmente não geram votos nem alimentam os amigos de sempre...
Estamos na presença de um crime público com consequências muito mais letais do que a simples perturbação da paisagem! Denota ainda a desorganização na concepção e funcionamento de uma Feira que deve prever a existência de receptáculos adequados para o Lixo comum e para reciclagem!
Demonstra ainda a selvageria de alguns que não cumprem as mais elementares regras cívicas...
Abram os olhos e actuem com celeridade!
Ao jeito de Aleixo, com um abraço:
É claro na fotografia
e ilustra a saciedade
que o aspecto da cidade
é espelho da cidadania.
João
Obrigado João pela tua maneira sempre feliz de sintetizar as "coisas".
Um abraço
Paco
Enviar um comentário