05/05/2009

Crónica - CALIMERO VOLTA A ATACAR

Mais uma vez o meu amigo João Teixeira me enviou uma crónica deliciosa, cujo humor, brandamente corrosivo, nos deixa pensativos e ao mesmo tempo com vontade de dar uma sonora gargalhada. Apetece também dizer: acertou na mouche.

CALIMERO VOLTA A ATACAR

Este mês de Maio começa mal. Nada que espante se tivermos em conta o que a gente andou para cá chegar. Logo no primeiro dia do mês, quando deveríamos comemorar de forma combativa, séria, solene e empenhada o Dia dos Trabalhadores, apareceu aquela nova oportunidade do candidato socialista às europeias com ganas de participar na manifestação da CGTP, chamando para si as atenções. E a primeira pergunta é: como é que um homem destes se presta a mais um frete socialista? Eu respondo: o homem é um prestidigitador; transforma “sins” em “nãos” há uma data de anos, e este foi mais um sim ao que tem negado, a troco duma carolada com aproveitamento político. Dúvidas? Então não está à vista quando imediatamente – parecia até que os comunicados já estavam feitos de véspera, deus me perdoe – as baterias do Largo do Rato abriram fogo contra o seu inimigo principal?

O país vai bem e, se mal existe, vem de fora, o povo é ordeiro quando se manifesta pela UGT, o PS não fez a fita, abusivamente, aos meninos de Castelo de Vide, para o respectivo tempo de antena (e até já disse: ai, desculpem lá e tal, foi sem querer…) os manifestantes da Intersindical são uns desordeiros e o Primeiro de Maio nunca existiu… Está bem assim?

É claro que é uma acção provocatória, calculada e de encomenda, mas é um clássico também.

Porém, as respostas que ouvi à manobra de diversão foram politicamente correctas, assertivas, mas eu não tenho que ser tal e por isso declaro que repudio estes calimeros da baixa política. É pena a campanha para as europeias não chegar a Setembro, se não eu mesmo daria umas dicas para as próximas intervenções do candidato, como por exemplo solicitar para intervir na Festa do Avante para que, inconsolado com a negativa, pudesse argumentar sobre a intolerância do PCP. Fica para as autárquicas, quem sabe se não arranja um punhado desta qualidade vassala, disposto a chorar depois, ao estilo de aquele menino bateu-me…

Mesmo assim – porque a procissão ainda agora vai no adro – ainda posso suspeitar doutros contornos: quem me diz que afinal o arruaceiro comunista não passa de um distraído bloquista, um social-democrata confuso, um centrista que atravessava a rua fora da passadeira ou um socialista descontente. Por estes quem pedirá desculpas?

O efeito calimero com o qual o primeiro-ministro contaminou os seus pares (e os ímpares também) é, no entanto, a chave para a resolução do problema. Afinal de contas, sobre quem recai a primeira suspeita na investigação dum crime? Qual é a primeira pergunta que o investigador formula? Naturalmente: a quem aproveita a situação. E parece que não é difícil a resposta…

Vá, chorem, queixem-se, digam que o mundo se abateu sobre as vossas cabeças; que é tudo uma malandragem a tentar tramar-vos; que, se o povo estiver do lado dos coitadinhos, isso dá votos. A questão é que vamos estando fartos de choramingueiros baratos e não ficaria admirado de vos ver de baba e ranho após os escrutínios de 7 de Junho e os que lhes seguem, culpando o povo português de ingratidão, exigindo-lhe um imediato e inequívoco pedido de desculpas.

João de Sousa Teixeira
teijoao@gmail.com

3 comentários:

Zé Enganado disse...

Foi armadilha bem montada. São especialistas. Para o PS e Sócrates, vale tudo. Ponham-se a pau. Eles podem voltar ao ataque.
Zé Enganado

Carlos Vale disse...

Enquanto a Alberta M.Fernandes na TV debitava um churrilho de falsidades que as imagens não confirmavam,apareceu um senhor manifestante,louro de óculos, que toda a gente confirma não ser do PCP.
Entretanto, Daniel de Oliveira, conhecido por participar naquela coisa que se chama "Eixo do Mal", no seu Blog "O Arrastão" foi muito pronto a identificar todos como sendo do PCP o que, até agora, ninguém conseguiu provar. Provado está, que o tal senhor louro de óculos, não é do PCP, mas sim de outra formação partidária.
Pois bem(bem mal), Daniel de Oliveira, embora convidado por mim, a emendar os erros do que disse do PCP ou então, até por uma questão de coerência, exigir ao partido do tal senhor louro de óculos, um pedido de desculpas ao Vital e ao PS,o que até agora não o fez.
Mais, não editou o meu comentário no seu Blog "o Arrastão".
Como houve mais pessoas do mesmo partido do tal senhor de óculos a manifestar o seu desagrado à comitiva do Vital,era o mínimo exigível. Como não o fez.
Estou como o Vasco Santana em um dos seus filmes: Compreendido...
Carlos Vale

Manuel da Mata disse...

Aproveito para dizer ao João que gostei desta crónica.
E também para dizer ao Carlos Vale que o Manuel da Mata, que comenta no arrastão, é mesmo o Manuel da Mata. Também li o teu comentário no "tempo das cerejas", Carlos.
Não podemos deixar os tipos em paz.