16/05/2009

O concelho não acaba em Castelo Branco

Hoje fui a Alcains. Todos os sábados se realiza um mercado semanal, que, pelos vistos, é tradição antiga e popular. A sua realização no local actual parece ser bastante antiga e contestada por alguns moradores. Embora não tivéssemos assistido a nenhuma situação complicada, não é difícil adivinhar que o local não parece ser o mais adequado para a realização da feira, por várias razões:
- A instalação dos feirantes começa bastante cedo originando barulho que perturba o sossego dos moradores.- Não assisti, mas alguns moradores queixam-se de que no final do dia a rua fica cheia de lixo: caixas, papéis, restos,...e até os passeios sofrem.- A circulação de uma viatura ou viaturas de emergência é impossível pela desorganização das tendas que é perfeitamente visível. No caso de um incêndio que exija a presença dos bombeiros ou da necessidade de acesso de uma ambulância é impossível a sua entrada.Compete à Junta de Freguesia de Alcains e à Câmara Municipal de Castelo Branco a resoluçao do problema: encontrar um local, e não deve ser difícil, onde possa ser realizado o mercado semanal que sirva feirantes, alcainenses e visitantes, que tenha dignidade e não provoque as perturbações do actual. A vila de Alcains merece, mas é preciso que o sr. Morão estenda as fronteiras do concelho para lá da cidade de Castelo Branco. É preciso que o sr. Morão e a sua equipa deixem de plantar jardins de pedra na cidade e defina outras prioridades, que são mais importantes e necessárias que a destruição das árvores e jardins que eram o emblema de Castelo Branco.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olhe eu acho muito sinceramente que se devia por um fim aos mercados. É concorrencia desleal ao comercio tradicional e desenvolve a actividade da ciganada. Está tudo dito