28/08/2009

É preciso evitar erros futuros!!!

O calor que se tem feito sentir deve ter efeito no comportamento das pessoas. Nos últimos tempos, a comunicação social, especialmente escrita, tem publicado a opinião de diversas pessoas, ligadas a forças políticas ou não, sobre a "modernização" levada a cabo pelos responsáveis camarários na cidade de Castelo Branco.
Qualquer cidadão minimamente interessado na sua cidade deve ter verificado que há muita gente descontente com a "obra" do senhor Morão/PS.
Nós somos dos que temos tomado posição acerca das mais variadas "modernizações" a que a nossa cidade tem sido sujeita.
Contudo, pensamos que não podemos aceitar o ditado que diz "Casa roubada, trancas na porta". Antes, entendemos que a participação das forças políticas e dos cidadãos deve ser feita permanentemente, criticando soluções, mas, essencialmente fazendo propostas e dando sugestões. Contudo os responsáveis devem ter espírito de abertura para ouvir as críticas, aceitar as propostas e evitar os erros.
Não é aceitável que os erros, as asneiras, as opções erradas se tornem irremediáveis que é o que tem estado a acontecer. Terá remédio o "deserto" em que se tornou a DEVESA?

Mas há situações que têm de ser rapidamente resolvidas. Mas também têm de ser evitados erros, asneiras, opções erradas,...
A CDU de Castelo Branco, através do seu deputado na Assembleia Municipal entregou três requerimentos sobre assuntos inadiáveis, mas que ainda não estão comprometidos totalmente pelo "modernismo" saloio.
Vamos apresentar um deles. Nos próximos dias seguir-se-ão os outros. Aqui pode ler-se o requerimento sobre o Bairro do Valongo, Vale da Raposa e Carreira de Tiro.
Também o deixamos a seguir, com a certeza de que uma democracia participativa exige a participação dos cidadãos na tomada de decisões e para isso têm de estar informados:

REQUERIMENTO

De acordo com a Lei das Autarquias compete à Assembleia Municipal “ Acompanhar e fiscalizar a actividade da Câmara Municipal,…”

Tendo em atenção que a actividade da Câmara Municipal se deve orientar por regras e objectivos bem definidos, estabelecidos em documentos legais que devem ser do conhecimento dos munícipes e que devem servir para a sua orientação, vimos apresentar a seguinte situação:

- Os Bairros do Valongo, Vale da Raposa e Carreira de Tiro foram, no início da década de 80 do século passado, alvo de um plano de recuperação mandado elaborar pela Câmara Municipal com vista a legalizar e ordenar a construção urbana.

- Este plano orientou durante bastante tempo o desenvolvimento urbano do bairro. Contudo, o tempo torna os planos ultrapassados e é necessário proceder à sua actualização e renovação

- Nesse sentido em 21 de Novembro de 2003 a Câmara Municipal “deliberou elaborar o Plano de Pormenor de Requalificação Urbana do Valongo, Vale da Raposa e Carreira de Tiro” fixando como prazo de execução 120 dias, sendo publicitado um prazo de 30 dias para apresentação de sugestões ou informações por parte dos munícipes.

- Depois desta data, nada mais se conhece acerca deste plano.

Assim, solicitamos as seguintes informações:

1 – A intervenção urbanística da câmara no Bairro continua ou não a ser orientada pelo Plano de Recuperação da década de 80?

2 – O Plano de Pormenor de Requalificação foi ou não elaborado? Em caso afirmativo, qual a sua situação legal? Foi ou não aprovado por esta Câmara?

3 – Solicitamos que nos sejam fornecidos todos os documentos urbanísticos que orientam a actividade da câmara nos referidos bairros.

Castelo Branco, 26 de Setembro de 2009

O deputado municipal da CDU

(Joaquim Manuel de Castro Bonifácio da Costa)
Esperamos os vossos comentários, opiniões e sugestões sobre que cidade queremos.

3 comentários:

Anónimo disse...

De facto o calor anda a afectar as pessoas... nomeadamente os míopes de ideias e só vivem da crítica!
A Devesa agora é um DESERTO! eu gostava mais quando havia calor humano com os carros uns em cima dos outros com 2 bombas de gasolina... que calor!

Carlos Mendes
Albicastrense

Anónimo disse...

A C.D.U. tem razão e é a única
força que trabalha o tema com regularidade.Não sei o que sabe, mas sei que há muitos obstáculos para aprofundar, para saber mais.
Existe um enorme "muro de betão", mas as brechas já são muitas.
Alguns dos "sabichões" são reles amadores e vão deixando rasto...
É uma questão de tempo.
Há quem possa ajudar. Até breve.

Anónimo disse...

O caro Mendes é damagogo. Claro que a Devesa melhorou de aspecto. A lei que proibiu bombas de gasolina nos centros urbanos não foi do Morão... E quanto à obra Polis os únicos verdes eram os que lá estavma. As obras Polis enterraram árovres

Olhe e já agora Que vereador da actula maioria tem interesses numa bomba de gasolina que se situa dentro da cidade? As instalaºoes até tiveram de ser classificadas como património pelo Afonso do IPAR?
Isto é verdade ou não?
Um albicastresne anti-corrupção!




O Morão é amigo dos carros- olhem para os parques de estacionamento- e dos gastos energétios sabe lá elel o que é isso...

Uma cidade sustentável não quer bombas de gasolina dentro dela!