O Museu Tavares Proença de Castelo Branco fez 100 anos. É uma bonita idade. Muito poucos humanos chegam a essa idade e quando isso acontece estão já muito debilitados.
Infelizmente parece que é o que acontece com o museu. As exposições periódicas são muito poucas. Talvez no máximo uma meia dúzia ao longo do ano. E ainda por cima, só com autorização do Instituto dos Museus e Conservação (IMC), o que significa que há sempre o argumento de que não há dinheiro e a actividade do museu é mínima, comparando com o que se passava há mais de 15 anos: concertos, exposições, palestras,…
A escola de bordado de Castelo Branco está quase extinta. Neste momento tem apenas duas bordadeiras e mais uma bordadeira a fazer restauro. A não serem tomadas medidas vai desaparecer a curto prazo.
A certificação do bordado de Castelo Branco parece que anda mas não anda. Fala-se agora, passados quase 5 anos da aprovação do decreto-lei, em avançar.
A maior parte do acervo está em reserva e não exposta:
- a Arte Contemporânea está tudo em reserva; a Armaria está no museu dos Coches e 3 altares estão na Sta. Casa da Misericórdia, desde que começaram as obras de recuperação.
A cultura para este (des)governo é o parente pobre. Além disso estamos no interior, onde tudo é mais esquecido.
Tentam agora, como se fosse uma boa medida a passagem da responsabilidade do museu para a câmara. Mas a ministra da cultura afirma uma coisa e o presidente da câmara, pondo-se em bicos de pés, diz que não sabe de nada.
Então o ministério tem andado a tratar da questão com a Associação Nacional de Municípios, de cujo Conselho Directivo o sr. Morão faz parte e diz que não sabe de nada? Deixamos esta interrogação, mas devemos estar atentos mais uma vez que eles andam a prepará-la.
Com os trabalhadores de certeza que ninguém falou. Também devem ter uma palavra a dizer.
2 comentários:
Sendo o tempo de vacas magras,
com dinossauros desta espécie...
falamos de amimais, Paco, de animais!
Abraço
João
Se a coisa vai por diante, lá vão aparecer mais uns afilhados (boys) tipo Luis Correia para ocupar mais uns tantos "tachos".
Querem apostar?
Nem tem espinhas...
Zé do Telhado
Enviar um comentário