02/08/2010

As obras do Comendador - a saga do "jardim" da câmara continua III

No último post que publiquei e que antecedeu um curto período de férias disse que voltaria ao mesmo assunto: o"jardim" da câmara.
O comendador procedeu entretanto ao "inauguramento" do local, indo contra todo o bom senso. Não é por acaso que os escribas de serviço das folhas concelhias não fazem qualquer referência à contestação interna e externa das condições em que o "bunker" abriu.

Por outro lado , os incondicionais partidários, que, pelos vistos, também comungam da cartilha de que "quem não está por mim é contra mim" tentam "vender" a solução única. Lançaram-se numa campanha utilizando todos os meios de comunicação que lhes dão abrigo, apresentando o comendador como "dono" da verdade e das soluções únicas, que são as dele.

Infelizmente para eles todos, ainda há muita gente que pensa pela sua cabeça e não se deixa influenciar nem intimidar. Ninguém pode ignorar e muito menos uma instituição pública como é a Câmara de Castelo Branco que
existem normativos legais que têm de ser cumpridos por todos.
Não podem ignorar que a legislação existente é para cumprir e que afirma, nomeadamente o seguinte:

- O Decreto Lei nº 243/86 de 20 Agosto, Regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritório e Serviços, afirma no seu artigo 4º, nº 2:
c) O pé direito dos locais de trabalho não deve ser inferior a 3m, admitindo-se, nos edifícios adaptados, uma tolerância até 2,70m;
É sabido que o pé direito do bunker tem 2,20 m. Que tal vai a leitura das leis para esta gente?

No artigo 10º do mesmo decreto afirma-se que:

2 - Os diversos locais de trabalho bem como as instalações comuns devem conter meios que permitam a renovação natural e permanente do ar sem provocar correntes incómodas ou prejudiciais aos trabalhadores.

Existe todo um conjunto de legislação que é fastidioso estar a enumerar. Deixamos aqui estes dois exemplos que nos parecem suficientes para se entender o que está em causa.
Há outra coisa que é importante que se diga: nada é definitivo.

1 comentário:

Viriato disse...

Tem razão Paco. Ainda bem que há gente persistente, que não se deixa intimidar e vai dizendo as verdades. Estão em marcha grandes negócios que andam a ser planeados há muito. Quem está a rir-se, são os donos dos terrenos à volta da cidade. Os eternos especuladores.
Eles têm pressa. É bom acompanhar.
Ele vai dar cabo do resto.
Viriato