03/08/2010

As obras do Comendador - a saga do "jardim" da câmara continua IV

Quando escrevi o post nº III sobre o "jardim" da câmara (agora chama-se Praça do Centenário da República - nem sequer faço comentários sobre o nome) pensei encerrar o assunto com as palavras "nada é definitivo". E tinha razão. Lá tenho eu de voltar novamente ao assunto.
Primeiro - Tenho de chamar a atenção de todos os albicastrenses para o notável artigo que o meu camarada e amigo Carlos Vale escreveu esta semana no "Povo da Beira", tendo como tema o assunto deste post. Vale a pena lê-lo, não só pela clareza que utiliza na apresentação dos factos, mas também porque põe em causa a "podridão do Reino da Dinamarca".

Segundo - As discursatas do "inauguramento" do bunker procuram tapar que o espaço degradado que eles transformaram numa "coisa" foram eles que o degradaram ao longo dos 12 anos que estão na câmara (sem contar com os inquilinos anteriores). Foram eles que o transformaram num parque de estacionamento; foram eles que destruíram o jardim e o parque infantil; foram eles que se "esqueceram" de fazer a sua manutenção.

Terceiro - Quero prestar homenagem aos "profetas da desgraça" (esta designação é do comendador), que têm mostrado saber defender os interesses do concelho, dos munícipes e da cidade. Não se deixam intimidar, não embarcam no rebanho, têm pensamento próprio e ideias e propostas, e exercem a sua cidadania sem recuos nem desvios.

Quatro - O papel dos munícipes, sejam eles quais forem, é estarem atentos ao trabalho desenvolvido pelos eleitos. Foram eleitos para gerirem a câmara e as freguesias. Foram eleitos para fazerem obras, promoverem actividades e utilizarem os dinheiros públicos da melhor maneira, da maneira mais eficaz, sem esbanjamentos,...
Em 18/FEV/2010 o valor das obras era de cerca de 2 000 000 de euros (JC dixit in Rec). No dia 26/JULHO/2010 já era de cerca de 3 000 000 de euros (Comendador dixit, in Povo da Beira). Só um aumento de 50%. Isto é que é uma gestão eficaz!!!!
Os "profetas da desgraça", como lhes chama o comendador, não têm que gerir a câmara; mas têm de criticar o que está mal feito (infelizmente é demais). O comendador querendo atingir os que põem em causa as suas "obras" mal executadas, acaba por perder o norte e entra na demagogia fácil; a responsabilidade de fazer obras BEM FEITAS é dele. Nem sequer é um demagogo. É um demagogozinho. Não é grande quem quer, é quem pode.

Quinto - Esperemos que os albicastrenses não descubram tarde demais que os "elefantes brancos" começam a aparecer. É uma herança pesada para os futuros gestores do município.

5 comentários:

Carlos Vale disse...

"(...) Panurgo, sem dizer nada, lança ao mar alto o seu carneiro que guincha e bale.
todos os outros carneiros, guinchando e balindo
no mesmo tom,
começaram depoia a saltar e a lançar-se ao mar
um após outro.
Depois do primeiro ter saltado, todos os outros
o seguiram
Não era possível impedi-los, pois como sabeis,
é da natureza dos carneiros seguirem sempre
o primeiro
para onde quer que este vá.
Assim diz Aristóteles, liv. IX, da História Animal, chamando-lhe o mais insensato e imbecil animal do mundo".
Rabelais, O Quarto livro dos Feitos e Ditos Heróicos do Bom Pantagruel.
Carlos Vale

Zé do Telhado disse...

Dirão os do costume, que é isso de um milhão de euros?
Claro, também comem do caldeirão.
Mas, estava-se a ver, com tanta alteração, a obra tinha que ficar mais cara. É isto que eles chamam boa gestão. Que rico exemplo. Pelos vistos é assim que se chega a comendador. Depois, cá estamos nós para pagar as asneiras.
Zé do Telhado

Anónimo disse...

Profeta da desgraça é ele, Aquela de esatar apreparar acidade para os próximos 50 anos...Essa de devolver à cidade o que ele por desleixo e incompetência deixa degradar, é mesmo de bacocos e de xicos espertismos saloios. Estamos diante de saloios perigosos, que sob a batuta do migrante comendador Morão, colocam em causa todo os dias um real futuro sustentado.
O staff do comendador é muito interesseiro que não interessante.
Começemos por desmascarar o "staff".

J.L.Alves disse...

Um milhão de euros a mais, tem que se lhe diga. Então e isto não tem consequências?
É que não foi só aqui. São muitas as obras a serem emendadas, há quem diga remendadas. E quant é que já vão os custos a mais?
É que, o dinheiro não é dele.
Chama-se a isto, desbaratar dinheito à barba longa.
J.L.Alves

Carlos Vale disse...

Obras no "jardim da Câmara":
De facto, um milhão de euros a mais, representa um aumento de 50% do que estava orçamentado. É muito dinheiro. Este aumento brutal, só vem confirmar que existiram graves problemas no decorrer das obras.
Não vale a pena esconder.
Além da ilegalidade cometida com a construção do espaço destinado aos funcionários, ainda faltava mais esta derrapagem orçamental.
Gasta-se mais e ainda por cima não se cumpre a Lei.
Há que pedir responsabilidades e, não é só à Câmara.
Carlos Vale