05/08/2010

A hipocrisia americana

Não é muito habitual neste blog comentarmos a actividade internacional. Mas, o assunto, de que a crónica que se segue trata, é ilustrativo daquilo que ao longo do século XX e início do XXI o imperialismo americano tem vindo a fazer aos povos. Aqui a deixamos para a lerem com atenção (publicada no jornal Avante de 5 de Agosto de 2010)



* José Casanova


«O sacrifício americano»

Obama anunciou a retirada, até final de Agosto, de parte dos soldados norte-americanos que ocupam o Iraque. A ocupar o país ficam, agora, apenas 50 mil soldados. Isto porque, explica o Prémio Nobel da Paz no seu linguajar imperial, «a triste realidade é que ainda não vamos ver o fim do sacrifício americano no Iraque».

São uns sacrificados estes «americanos»: sempre, sempre a semear democracia, liberdade e direitos humanos por tudo quanto é sítio - numa sementeira de sacrifícios que, no Iraque, provocou a destruição do país e a morte de centenas de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes.

Aliás, o «sacrifício americano» não é de hoje: tem tantos anos de idade quantos tem a ambição do imperialismo norte-americano de domínio do mundo, com o implacável vale-tudo a que é uso recorrer para concretizar essa ambição.

Como é sabido, foi com grande «sacrifício» que, faz agora 65 anos, os EUA lançaram as bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasáqui – três meses depois da rendição de Hitler e quando o Japão estava irremediavelmente vencido. Foi com igual «sacrifício» que os bombardeiros norte-americanos espalharam a devastação e a morte no Vietnam. Foi com esse mesmo «sacrifício» que os sucessivos governos norte-americanos instalaram no poder e apoiaram ditaduras fascistas um pouco por todo o mundo - e não nos esqueçamos que o fascismo salazarista/caetanista teve o sacrificado apoio dos EUA até ao dia 24 de Abril de 1974. Foi ainda desse «sacrifício» que nasceu há 50 anos o criminoso bloqueio a Cuba e, há um ano, o golpe fascista nas Honduras e, mais recentemente, a ocupação da Costa Rica e as sucessivas provocações contra os povos que na América Latina decidiram ser donos do seu próprio destino. E por aí fora, numa sucessão de «sacrifícios» que deixa atrás de si um rasto de destruição e morte – a barbárie.

O «sacrifício americano» - sempre com consequências trágicas para milhões de cidadãos não norte-americanos - é uma expressão que, de tantas vezes utilizada pelos vários presidentes dos EUA ao longo da história, bem pode passar a constituir o refrão do hino nacional daquele país.

2 comentários:

Carlos Vale disse...

É e tem sido a sua forma de estar na vida.Como muito bem diz Sérgio Ribeiro: "Dinheiro, só dinheiro e negócios. Milhões, milhões que circulam, milhões que se evaporam. Processos em labirintos sórdidos. Tantos crimes(alguns sobre crianças!) e tão poucos criminosos ou só os que convém. Mentira, demagogia, imagem, aparência. O resto nada".
Só tristeza. Desgraça.Fome. Morte. Um dia,a liberdade chegará.Como já vai acontecendo em muitos países.
Carlos Vale

saitica disse...

Maravilhoso texto sobre a hipocrisia americana no mundo. Obama como a maioria dos presidentes americanos são belicistas querem vender a paz invadindo outros países em nome da tal democracia que eles impõem a qualquer preço! Yanks Go Home !
daniel de andrade simões
www.saitica.blogspot.com