19/04/2010

A Montanha pariu um rato

Um jornal da nossa praça (burgo) quis “comemorar” o primeiro trimestre do novo responsável máximo da ULS (Unidade Local de Saúde – que nome pomposo), vulgo Hospital Amato Lusitano, o senhor Luís Correia, também conhecido como afilhado do sr. Joaquim Morão. Vai daí faz uma parangona na primeira página com fotografia a cores, promovendo o homem a salvador da pátria.
Ficámos impressionados com o destaque dado à personagem e curiosos fomos ler o texto produzido pelo escriba de serviço com base nas declarações proferidas pelo responsável do hospital, tentando apresentar o trabalho desenvolvido pela nova administração como um trabalho de profundo e longo alcance. E o que produziu?
Passaram três meses e ainda não criou o “modelo organizacional” da ULS, nem o seu Regulamento Interno.
É claro que ainda não foram “traçadas as linhas de orientação futura” e muito menos as “estratégias e caminhos a seguir pela instituição”. Isso será tratado lá para o verão.
É claro que não se pode fazer tudo em três meses e muito menos havendo “uma dívida de 24 milhões de euros a fornecedores”. Cá está a desculpa para a inoperância do Conselho de Administração. A culpa não é deles, é dos outros, como se eles não fossem os mesmos.
Mas o homem não fez nada? Claro que sim. Também era melhor. Ao fim de três meses de trabalho intenso o homem conseguiu contratar um neurocirurgião que “passa a dar consultas no hospital” e “pode vir a efectuar cirurgias” a curto prazo. Pelos vistos ainda não é certo. Boa! Mas também foi implementada uma consulta de Pedopsiquiatria. E vão duas.
Mas também não se esqueceu de agradecer ao padrinho, fazendo-lhe, de acordo com o escriba, um rasgado elogio. Também era melhor que não fizesse. Não é todos os dias que um padrinho nos arranja um tacho que, segundo dizem dá 15 000 euros por mês.
Mas esqueceu-se de uma coisa importantíssima: não disse nada acerca da maternidade, que a senhora governadora civil não se importa de fechar.
Com gestores destes ficamos bem servidos. Em vez de andarmos para a frente andamos para trás se não estivermos atentos.

3 comentários:

João de Sousa Teixeira disse...

Sabes muito bem, meu Amigo, que aquela patologia do sistema nervoso central, leia-se do ps para a direita, diagnosticada vulgarmente de "jobs-for-the-boys" é, além de recorrente, de terapia muito dispendiosa...
PS (post scriptum):
Na verdade, não faz nada bem à saúde...

Abraço
João

Tiago disse...

Já não a pena falar em todas as empresas onde esse senhor tem cota e que subsistem à custa de favorecimentos rosados.

Os boys andam com a bandeirinha para nos comerem mais tarde...

Anónimo disse...

alguem me dá exemplo deuma empresa onde o sr tenha quota?