No ano em que se cumpriram 36 anos sobre o acontecimento maior da história recente em Portugal: o 25 de Abril, também se completam 120 anos da internacionalização do 1º de Maio como Dia Internacional do Trabalhador. Nesta data assinala-se a redução do horário de trabalho para as 8 horas diárias, vitória do operariado norte-americano que se concretizou depois de grandes lutas violentamente reprimidas.
Em Portugal, a indissociável ligação destas duas datas tem por base os valores da Liberdade, da Democracia e da Justiça Social que o 25 de Abril protagonizou e as lutas dos trabalhadores pela conquista de direitos como o direito ao trabalho e à segurança no emprego; o direito à liberdade de organização, de reunião e de manifestação; o direito à greve e à negociação colectiva; o direito à saúde, à segurança social e à educação assinalados no 1º de Maio.
Também em Castelo Branco assim como em muitas cidades deste país o 1º de Maio comemorou-se na rua, em festa, mas também em luta. É claro que as crianças (o futuro é delas) estiveram em primeiro plano.
O lema, tendo em atenção os tempos que vivemos só podia ser:
É TEMPO DE MUDAR COM A LUTA DE QUEM TRABALHA
No 1º DE MAIO para DEFENDER CONQUISTAS DE ABRIL é preciso MUDAR DE POLÍTICASA luta é a única arma que os trabalhadores têm e como tal a LUTA VAI CONTINUAR!
1 comentário:
Petição local que vai surgir em breve:
A PRAÇA DA CÂMARA JÁ TEM NOME
PRAÇA DA REPÚBLICA
APOIA?
Então vamos ás assinaturas
Enviar um comentário