18/07/2010

As obras do Comendador - que se passa com o "jardim" da câmara??

O meu amigo Carlos Vale enviou-me, mais uma vez, um comentário acerca de um assunto sobre o qual eu preparava um post, porque, mais uma vez, assisti à execução de remendos, ouvi os mesmos comentários e obtive as mesmas informações referidas por Carlos Vale. E também pretendo esclarecer as contradições veiculadas sempre pelo mesmo órgão de informação.
Será que o escriba autor das "notícias" tem acesso privilegiado à "fonte"? Porque é que neste momento há "obras" nas clarabóias?


Que se passa com o "jardim" da Câmara?
Em 18/02/10,o "Reconquista" dizia que "Nova praça liga as avenidas" e "Obras na recta final". Acrescentava que "não fosse o mau tempo, já estaria concluída".
O mau tempo já se foi, o verão está quentinho e as obras duram.
Sabe-se que há um "bico-de-obra" e grande. Particularmente com a área destinada aos serviços e ao seu pessoal, que diziam ter 400 metros quadrados e que agora dizem ser 600 metros quadrados. Dizem que o "pé direito" é baixo. Que há problemas com humidades, que tanto vêm da superfície como do solo. Os motores de extracção funcionam 24 horas por dia a escoar a água. Que a água é desperdiçada. Que também há problemas com a ventilação forçada, com o sistema de segurança e detecção de monóxido de carbono, gerador de emergência, o que suscita muitas dúvidas a quem zela por estes serviços.
Que o entusiasmo do pessoal pelo "Bunker"(é assim conhecido) é quase nulo. Há quem diga que a culpa é do projecto. Outros dizem que as alterações, adaptações e remendos é que vieram estragar tudo! Quem olhar para imagens virtuais do "Reconquista" facilmente verifica que o que está no terreno não é o mesmo que está no papel. Também o "buraco" que está no jardim que era para ter uma função que afinal não tem, mais um "remendo", foi entretanto dotado e bem, de grades; mas, afinal continua a ser perigoso de um dos lados.
Concluindo, as obras foram orçadas em cerca de 2 milhões de euros. Com toda esta parafernália de incidências, é fácil concluir que os custos subiram e muito.
Se assim for, os cidadãos, que são os que pagam, têm o direito de ser informados. O seu dinheiro não deve servir para pagar caprichos.
Contas são contas.
Também se verifica que há fontes de informação que dão números e notícias contraditórias sem se interrogarem. Qual é o objectivo?
Carlos Vale

Neste momento é fundamental haver resposta às dúvidas que pairam no ar. Tem ou não tem condições de utilização por pessoas o espaço destinado aos serviços? É ou não legal o pé direito do espaço? Compete ao presidente da câmara dar as respostas a estas perguntas e outras. Não pode assobiar para o ar como é seu hábito.

12 comentários:

Anónimo disse...

Não tem. E mete água por todos os lados. Mais uma obra do staf do d'Jaquim que nada vala. Ainda por cima iam dando cabo das fundações. As obras também provocaram um rombo no edífico . Há uma fenda que vai atingir os azulejos artísticos e antigos. Aquilo está classificado e os do IGESPAR nada dizem?

Anónimo disse...

Ouvi que algumas e alguns querem pôr o nome de Presidente Joaquim Morão ao "jardim".

Paco disse...

Caros anónimos
A obrigação e direito dos munícipes é dar a sua opinião sobre a gestão camarária. É fundamental que a nossa opinião chegue aos órgãos autárquicos. Só lá pode chegar se nós enviarmos as nossas mensagens que podem lá chegar utilizando o endereço que vos deixo aqui

http://www.cm-castelobranco.pt/contactos.asp?lang=p&skin=1

Quanto ao nome do "jardim" só quem pretende pôr-se em bicos dos pés é que aceita que o seu nome sirva para identificar um local, uma rua, uma praça, um jardim,... É sinal de pequenês. Será?

Zé do Telhado disse...

Eis, as verdadeiras máquinas trituradoras de dinheiros públicos Nem com a crise têm emenda.
Já sabia de algums episódios. Só comecei a dar crédito quando as informações vieram lá de dentro. Não se falava de outra coisa. Também me chegou a do rombo e dos azulejos. É uma vergonha. Têm toda a razão. Louvo a vossa coragem. Vou dando uma ajuda sempre que posso. Há mais uns episódios que logo que tenha tempo enviarei.
Zé do Telhado

Paco disse...

Amigo Zé do Telhado,

Obrigado pelo incentivo e participação.
Quero dizer-lhe também que as nossas palavras não têm a ver com coragem. Têm a ver com cidadania. Ser cidadão para nós é ter princípios e viver de acordo com eles. Se estamos em desacordo com a gestão camarária dizemo-lo e dizemos porquê. É um direito e um dever. Participar para nós não é só meter o voto na urna de quatro em quatro anos.
Seria muito mau para a democracia que não pudéssemos dizer a verdade porque alguém fica incomodado e tenta vingar-se. Quando isso acontecer, mas espero que nunca, então está instalado o medo e as pessoas calam-se porque não se pode falar. Espero que os albicastrenses recusem isso. Fico à espera da sua prestimosa colaboração.

Paco

Anónimo disse...

Perseguem cidadãos só porque não estão de acordo, com razão, com os projectos e as suas nefastas consequências.
Agora até há forças na Câmara que aposentadas... continuam a mandar
E as qualificações do staff do Mourão. Quem foi o Chefe de Divisão que mandou e mamou durante sécadas e décadas e que apenas agora se formou nas Novas Oportunidades com o 12 ano?
Um cromo. Pois é gente deste cariz técnico que ....

Viriato disse...

Pois é meus caros. É um acto de cidadania. É sim senhor. Mas, o Mestre Jakim que anda sempre com a cidadania na boca não aceita a opinião dos cidadãos e até tenta esconder-lhes os casos mais bicudos, aqueles que são dos seus interesses ou dos seus amigos. Tenham atenção aos Planos de Pormenor. Tem que se lhe diga. Atenção, muita atenção. Aquilo envolve muita Guita. Atenção às contrapartidas. A corja está lá em força e as ramificações começam lá dentro. Está tudo preparado.
Eu sei que é muito difícil. Mas tentem fazer o máximo que possam.
Tenho andado calado. Mas agora teve que ser.
Viriato

Paco disse...

Caro Viriato,
Obrigado pelo seu comentário. É muito importante. Lembra uma questão fundamental: os Planos de Pormenor e as contrapartidas. Estas, que devem ser cumpridas pelas empresas ou "beneficiários" dos Planos envolvem muitos interesses, mas não se conhecem. Só um exemplo, houve ou não contrapartidas na construção do Fórum?

Cumprimentos

Paco

Anónimo disse...

Guita num paraíso fiscal? Uma ilha???INVESTIGUEM
O eixo de poder Alcains Castelo Branco.

Anónimo disse...

deulpem a ignorancia
quem é o "Quem foi o Chefe de Divisão que mandou e mamou durante sécadas e décadas e que apenas agora se formou nas Novas Oportunidades com o 12 ano?"?

Carlos Vale disse...

Hoje,dia 20/03/10, após publicação no "Povo da Beira" da crónica "Que se passa com "Jardim" da Câmara?", fui constantemente abordado por cidadãos para me solicitarem mais informações,aclaração de alguns aspectos, para acrescentaremn mais algumas situações em relação a este caso que é ainda mais grave do que pensávamos.
Também os desprevenidos para mais esclarecimentos. Igualmente, os eternamente boquiabertos,etc. Curiosamente ninguém questionou o que se escreveu. Pelo contrário, como já disse,houve quem desse mais informação. Por exemplo: Que o "pé-direito" do espaço para o pessoal tem apenas 2,20metros. Que as obras provocaram "rombos" no edificio da Câmara que colocam em causa os azulejos. Informação que já me tinha chegado e que não referi na crónica. Confirmação do descontentamento geral do pessoal que vai trabalhar em condições que que a lei não permite... Mais:
Alguém,sabedor de questões de segurança,mostra-se surpreendido por uma entidade pública como uma Câmara, que devia ser exemplo do cumprimento da lei, insistir na prática de ilegalidades sucessivas
Como é possível,a Câmara praticar actos que estão vedados aos particulares. Como é possível, a Câmara não cumprir as leis que a Autoridade das Condições de Trabalho impôe a qualquer cidadão ou a qualquer empresa particular.
Claro que, todos estes aspectos, suscitam outras perguntas, tais como: Será possível que as várias entidades responsáveis pelo cumprimento escrupuloso das leis o permitam?
Será possível que todas estas ilegalidades sejam sancionadas na presença de um membro do Governo, o Secretário Estado Administração Local?
Bom...pelos vistos.
Carlos Vale

Anónimo disse...

É mais uma do pato bravo. ele é tudo e não é nada. gostava de ser, desenhador,arquitecto, engenheiro, advogado, juiz, etc. Como não é nada disto, mas ao mesmo tempo é tudo, basta ser, mestre de obras. como tem poder e agora é muitas vezes comendador. faz o que quer.
principalmente asneiras. e pronto. como os desenhadores,arquitectos, engenheiros, advogados, juizes e outros não ousam fazer-lhe frente. ele até já pensa que é deus. pronto fim da estória.
O Vigilante