09/07/2010

As obras do Comendador - A Rua de Santa Maria

O meu amigo Carlos Vale deixou-me o texto que se segue como comentário ao que se está a passar na Rua de Santa Maria. É mais uma das obras do comendador. No texto vou acrescentar algumas fotos, onde se podem ver buracos cheios de lixo, que os amigos da noite utilizam como lixeira. E vamos ver as célebres "páginas amarelas" que vão ficar até mais ver.No mínimo diremos que a coordenação das obras foi feita à "martelada": a câmara não procurou coordenar com outras empresas a realização das obras necessárias e agora os moradores vão ficar à espera até um dia. Obras de Comendador!

"A Rua das Páginas
Amarelas"


A cor Amarela desperta nas pessoas reacções bastante antagónicas.
Amarelo é a cor do SOL, é por isso a cor da Vida. Dizem que é a cor da Generosidade.Que é o símbolo da Mente e do Intelecto. Amarelos e famosos são os Táxis de Nova Iorque. Bonito é o Amarelo da Carris.

Outros dirão que é a cor da Morte ou da Doença. É a aproximação do Perigo nos semáforos de trânsito ou Alerta-Amarelo na Meteorologia. Amarelo foi motivo de Inspiração para muitos Artistas. Significou muito para Pintores, como Van Gogh e Paul Gauguin.
O mesmo aconteceu na Literatura, com destaque para a Infantil.
O Sapo Amarelo.O Cavalo Amarelo.
O Pássaro Amarelo. O Chapéuzinho Amarelo.
Ainda no Cinema e Televisão, com o Submarino Amarelo e o Rolls-Royce Amarelo. E também Recordações da Casa Amarela. Quem não se lembra do Sítio do Picapau Amarelo?
Que saudades...
Tudo isto, para dizer, que hoje fui abordado por algumas moradoras da Rua de Santa Maria, diga-se com uma fina dose de humor, da seguinte forma:
-Já sabe que vamos mudar o nome à Rua? Agora passa a ser a "Rua das Páginas Amarelas".
Sorri-me, porque horas antes tinha visto que os buracos destinados a futuras ligações de diversos serviços estavam agora tapados com novas pranchas de madeira pintadas de Amarelo. É que as metálicas que lá estavam antes, tinham "voado" todas. A conversa foi bem animada, um pedaço de tempo bem divertido.

Sabem uma coisa?
Dizem que o Amarelo diverte as pessoas. Há um Amarelo que dizem que é das "Doidas"!
Pelo menos,duas coisas são certas, algumas das Páginas, perdão, das Pranchas Amarelas, já estavam danificadas só com a passagem dos carros de um só dia e,as obras estão ali, para durar. Como é costume...
Bom,também há quem diga que há gostos para tudo e acrescentam: Até há quem goste do Amarelo!
Eu só direi que:
Há gostos bem piores...
Carlos Vale

2 comentários:

Zé do Telhado disse...

Éh pá, embora com um sorriso amarelo tenho que confessar que está bem apanhada. As fotografias são elucidativas mas mesmo assim quero lá ir ver ao vivo. Então é assim que os senhores comendadores templários defendem o património?
Que falta de sensibilidade.
Deve ser de gafanhoto.
Zé do Telhado

Zé do Telhado disse...

Que grandes anedotas. Passei na Rua de Santa Maria, a das tábuas amarelas. É uma nabice folclórica. Claro que sempre tapam os buracos que deixam de ser do lixo, como acontece mais abaixo na Rua dos Ferreiros, que estão cheios de lixo. Mas o que deviam fazer era abreviar as ligações e acabar as obras. Mas isso é para o dia de São Nunca. O Morão e os seus veracriados são uns nabos. Só pode dar uma cidade cheia de nabices.
Zé do Telhado