04/07/2010

As SCUT e as portagens - II

Embora todos os partidos representados na Assembleia Municipal de Castelo Branco afirmem não querer portagens na A23, isso não corresponde à verdade.

Quer o PS/Morão/Sócrates quer o PSD/Passos Coelho querem portagens para todos, excepto para os naturais dos concelhos atravessados pela SCUT, neste caso a A23.

E os naturais dos concelhos contíguos como, por exemplo, Proença-a-Nova, que está mesmo ali ao lado e têm de utilizar obrigatoriamente a A23? E os de Oleiros? E da Sertã? E de Idanha-a-Nova?
É claro que estes não foram beneficiados pela sorte e então têm de pagar para os "felizardos" de Castelo Branco. Que nome tem isto?

Mas a suprema demagogia é a do "deputado" do PSD Álvaro Batista, que, de acordo com a imprensa local (Reconquista)
"defende que sejam colocadas, em sítios estratégicos, portagens, com portageiro, "pois sempre seriam criados alguns postos de trabalho", dando como exemplo a zona dos túneis da Gardunha e as Portas de Ródão, defendendo que a receita cobrada nesta via revertesse, em parte, para o desenvolvimento local." Estão a ver como o homem descobriu a medida capaz de resolver todos os problemas da crise, do desemprego e do desenvolvimento regional. Será que há gente capaz de fazer propostas destas sem corar de vergonha?

Mas estes senhores, que representam PS/Morão/Sócrates e PSD/Passos Coelho, irmãos gémeos, acompanhados do primo CDS/PP/Portas, nem sequer se dão ao trabalho de ver o que diz o governo no seu programa sobre as SCUTs e que o deputado da CDU, João Pedro Delgado refere: "não haverá portagens nas SCUTs a bem da coesão nacional" e também "onde não há alternativas, como é o caso, e onde o desenvolvimento económico e social esteja abaixo da média nacional, o que também se verifica, pelo que se o Governo cumprir o seu programa, não há portagens na A23."

Esta é a medida justa para as populações, todas, do interior que passaram muitos e muitos anos a financiar o desenvolvimento de outras zonas do país e foram esquecidas. Tem de haver solidariedade e justiça.

3 comentários:

Carlos Vale disse...

Até onde esta gente vai. Registem a enorme confusão destas cabeças.
Depois vejam o egoísmo, o cinismo e a demagogia das propostas, tanto do PS como do PSD e CDS.
Simplesmente deplorável.
Esqueceram as posições que defenderam num passado recente. Varreram para debaixo do tapete. Por isso é que o lixo é muito...
Até esqueceram as populações dos concelhos mais pobres. Que falta de sentido de coesão territorial...
Nem a coesão regional conseguem defender.
Simplemente deplorável.
Carlos Vale

João de Sousa Teixeira disse...

Peço desculpa pelo modo inusitado como me manifesto, mas há coisas que já só à chapada é que vão ao sítio!
Abraço
João

Anónimo disse...

A posição do PSD na Assembleia Municipal sobre este assunto foi ainda mais grave: o PSD defendeu que as portagens deveriam ser introduzidas no meio da auto-estrada, "em locais chave, que não tenham alternativas", por forma a que os automobilistas "não possam fugir" às mesmas!

João Pedro Delgado