12/07/2010

A cidade de que gostamos - IV

Há quem diga que uma imagem vale mais que muitas palavras. Eu penso que uma imagem pode ter muitas leituras, depende de quem a vê e a forma como é vista. O fotógrafo pode também ter influência na leitura da imagem. Depende do enquadramento, da luminosidade, da amplitude,...
É evidente que estas palavras têm a ver com as imagens da "cidade de que gostamos". Aqui deixamos mais uma para que a apreciem.


(os caixotes do lixo estão lá a mais)

9 comentários:

Carlos Vale disse...

Magnífica fotografia. Excelente enquadramento.
É uma imagem extremamemte feliz.
O objectivo de mostrar que a cidade tem espaços de grande beleza é plenamente conseguida.
A beleza do edifício e o feliz enquadradamento em primeiro plano com a bela peça que é o Pelourinho e a cruz a sobressair no azul do céu, é magnífica.
É fundamentalmente o que se deve relevar.
Contudo, importa assinalar:
De facto, os contentores do lixo, estão lá a mais.Também a tipologia dos postes de iluminação não é a mais adequada. A casa localizada do lado direito da foto, de que se vê uma porta está em rápida degradação e sem solução à vista.
Ainda, do lado oposto, está um largo "recuperado" que nada, mesmo nada,tem a ver com a beleza deste recanto.É bem o exemplo do que não se deve fazer!
As minhas felicitações ao Paco.
Carlos Vale

Joaquim Baptista disse...

Caro Carlos Vale, a peça arquitectónica do primeiro plano não é um pelourinho, sim um cruzeiro. Castelo Branco já não possui pelourinho. Desapareceu misteriosamente, mas situava-se na Praça Velha bem perto da Domus Municipalis.
Cumprimentos

Joaquim Baptista

Carlos Vale disse...

Caro Joaquim Baptista, tem toda a razão. Bem haja pela rectificação.
A pressa em tomar posição,às vezes, é má conselheira.Na pressa, fui atrás da designação vulgarmente mais utilizada.
Ainda bem que há sempre alguém que sabe e está atento. Bem Haja.
Carlos Vale

Anónimo disse...

Os culpados não podem ficar impunes. Arqueitecto José AFONSO EX RESPONSÁVEL MÁXIMO PELO PATRIMÓNIO DA CIDADE, REFORMADO E ACTUAL CHEFE DO GABINETE DA ZONA HISTÓRICA
CULPADO!

Anónimo disse...

Epa desculpem lá mas voces exageram!Entao agora em qq sitio que haja uma casa velha nao se mete nenhum caixote do lixo porque pode alguem lembrar-se de ir tirar uma foto?!
voces sao demais...
Se calhar deviamos la por postes com candeiro a petroleo e deitar o lixo para qualquer lado como se fazia antigamente

Tenho acompanhado bastante o blog mas isto começa a ser demais .
Ta sempre, sempre tudo mal.
O homem nao pode mandar um peidito fazem logo um filme do caraças

apresentem propostas e ideias para coisas novas...

Pergunto eu....Vista a foto o que é que voces hoje e agora fariam?

cumprimentos

Eugenio Afonso Teixeira

Paco disse...

Estimado senhor Afonso Teixeira:
A referência aos caixotes do lixo na foto tem apenas a ver com a imagem que é muito bela, porque quer o edifício quer o cruzeiro são elementos arquitectónicos de qualidade. Nunca foi minha intenção eliminar os caixotes do lixo. Eles são necessários, mas esteticamente, tem de reconhecer não são bonitos.
Se ler com atenção os posts deste blog verá que há muitas ideias novas sobre a cidade. O que não existe é informação da câmara sobre o que pretende fazer em muitos casos e quando as sugestões são feitas, raramente são consideradas. Pode ter a certeza que a CDU tem apresentado muitas propostas e sugestões sobre a cidade que queremos.
Obrigado pela colaboração e estarei sempre disposto a ouvir sugestões e críticas.
Cumprimentos

Paco

Paco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paco disse...

Caro Anónimo que fala do culpado José Afonso. Este é apenas um e é um peão.Os responsáveis maiores são os que tomam as decisões, muitas vezes erradas e que levam sistematicamente a alterações, a remendos, onde se gastam rios de dinheiro que poderia ser poupado se se tivesse a humildade de aceitar as opiniões certas. Quem é que faz isto? O presidente da câmara, entidade máxima por onde tudo passa e que tudo decide.
Os albicastrenses têm de ter uma palavra a dizer sobre a cidade que querem e não se limitarem a comer e calar. Eu terei sempre a minha opinião, mesmo que algumas pessoas fiquem chocadas. Infelizmente já se fez muito mal a esta cidade, muita gente ficou calada e agora já não há remédio. O desastre está à vista.
Obrigado pela sua colaboração

Cumprimentos

Paco

Carlos Vale disse...

Se o Senhor Eugenio Teixeira tivesse com atenção, concluiria que o autor do Blog tinha como objectivo principal mostrar a beleza de um lindo pormenor que faz parte de uma zona importante e de referência da cidade e que além da "casa velha", tem "só",a seguir como grandes referências o Passadiço com Arcadas que liga o Paço ao Parque, mais o Jardim do Paço, mais o Parque da cidade com o seu Portão e gradeamento, mais uma parte do Edificio do Museu, mais a Igreja da Graça, mais a frente do Edifício do museu com portão e gradeamento. Só...
É um conjunto arquitectónico muito valioso, que serve de marca e identificação de Castelo Branco.
Se tivesse com atenção,concluiria que o autor do Blog,não só,elogiou a sua cidade como conseguiu apresentar, não uma, mas várias propostas. 1º- A perservação e o respeito de todo o património histórico e arquitectónico da "nossa" cidade. 2º- O respeito pelas e normas ambientais, mesmo as visuais, óbviamente, cuidando dos aspectos de higiene e limpeza. 3º-Propôs que os cidadãos sejam consultados e que haja mais informação.
O Senhor Eugenio impacientou-se e de caminho desviou-se do aspecto essencial que o autor pretendeu, para se "fixar" doentiamente no pormenor dos caixotes do lixo...
O autor do Blog, não se limita a assistir,não escolhe a passividade prefere intervir, participar e propor.
O que não aconteceu com o Senhor Eugénio Teixeira que, afinal, veio só criticar.
Bem prega, Frei Tomáz.
"Casa velha"? óh Senhor Eugenio...
Carlos Vale