05/07/2010

A Cidade do Comendador - III

O Comendador é um homem das arábias. Tem sempre resposta para tudo. Mesmo que seja uma incongruência, uma demagogia perfeita ou uma tirada de ignorância quimicamente pura, confiante na sua arrogância e que quem está à sua frente não tem coragem de o confrontar com a inverdade ou tolice da sua resposta.

Na última sessão da Assembleia Municipal, questionado sobre a Central de Camionagem saiu-se com uma monumental espertalhice: o problema da central de camionagem "é uma questão técnica e não política". Os técnicos é que têm de se entender em relação à localização para podermos avançar e "não se façam trapalhadas como no passado". O que se chama a isto?
Quais técnicos é que têm de se entender? Os técnicos que fizeram os diferentes projectos e apresentaram soluções diversas? Ou os técnicos da câmara que ele sistematicamente desautoriza e as asneiras sucedem-se umas atrás das outras, porque não respeita os seus projectos?
Quem é tem de decidir? É o poder político ou os projectistas? Toda a gente sabe que os técnicos fazem os projectos, apresentam as propostas e o poder político decide o que vai fazer?

O que é que o comendador quer? Parece evidente. Para assacar aos outros as trapalhadas que costumam aparecer, e é em todas as obras, começa a mandar recados: "vejam lá se se entendem que eu assim não jogo".
E os munícipes também não jogam assim. Vai sendo tempo de mudar a paisagem.



4 comentários:

Carlos Vale disse...

A empresa "Risco" fez um projecto para a zona da Estação. (Está na Net). Oficialmente é desconecido. O projecto tem um "Centro de Trnsportes". "Pavilhão Multiusos". Um "Super Mercado" (mais um), Deve ser por haver poucos.
Uma "Cafetaria".Uma Nova "Estação" Mais algumas miudezas. Está lá projectado um novo "Viaduto" na zona que dá para o Barrocal e passa por cima da via-férrea, que fica ligada á rua por detráz do Liceu e ligação á rua que vem das Tílias. Há ainda, a ligação á AV. Nuno Álvares que não se sabe que alterações vai sofrer. Espera-se o pior para a Av. mais emblemática da cidade e mais bonita. É muita confusão e pode dar "Bota". Há muitas dúvidas sobre tudo isto.
E o mais grave é que isto passa ao lado dos albicastrenses. Há quem diga que há megalomania. Não há discussão e mandam-se as culpas para cima dos técnicos. Fraca e esfarrapada desculpa.Seja o que for,a decisão tem que ser política A discussão tem que ser ampla e participada. Venha ela. Nós participaremos.
Carlos Vale

Carlos Vale disse...

"A Rua das Páginas Amarelas"
A cor Amarela desperta nas pessoas reaçções bastante antagónicas.
Amarelo é a cor do SOL, é por isso a cor da Vida. Dizem que é a cor da Generosidade.Que é o simbolo da Mente e do Intelecto.
Outros dirão que é a cor da Morte ou da Doença. É a aproximação do Perigo nos semáforos de transito ou Alerta-Amarelo na Meteorologia. Amarelo, foi motivo de Inspiração para muitos Artistas. Significou muito para Pintores, como Van Gogh e Paul Gaugain.
O mesmo aconteceu na Literatura, com destaque para a Infantil.
O Sapo Amarelo.O Cavalo Amarelo.
O Pássaro Amarelo. O Chapéuzinho Amarelo.
Ainda no Cinema e Televisão,com o Submarino Amarelo. O Rolls-Roice Amarelo. Recordações da Casa Amarela. Quem não se lembra do Sitio do Picapau Amarelo?
Que saudades...
Tudo isto, para dizer, que hoje fui abordado por algumas moradoras da Rua de Santa Maria, diga-se com uma fina dose de humor, da seguinte forma:-Já sabe que vamos mudar o nome à Rua? Agora passa a ser a "Rua das Páginas Amarelas".
Sorri-me, porque horas antes tinha visto que os buracos destinados a futuras ligações de diversos serviços estavam agora tapados com novas pranchas de madeira pintadas de Amarelo. É que as metálicas que lá estavam antes, tinham "voado" todas.A conversa foi bem animada, um pedaço de tempo bem divertido.
Sabem uma coisa?
Dizem que o Amarelo diverte as pessoas. Há um Amarelo que dizem que é das "Doidas"!
Pelo menos,duas coisas são certas, algumas das Páginas, perdão, das Pranchas Amarelas, já estavam danificadas só com a passagem dos carros de um só dia e,as obras estão ali, para durar. Como é costume...
Bom,também há quem diga que há gostos para tudo e acrescentam: Até há quem goste do Amarelo!
Eu só direi que:
Há gostos bem piores...
Carlos Vale

Anónimo disse...

Já é tempo do Zé povinho colocar um par de patins neste comendador das arábias.

Anónimo disse...

Este senhor põe e dispõe, e o povo anda a dormir em castelo branco, sintome triste.