05/10/2010

VIVA A REPÚBLICA!

Apesar de todos os atropelos que tem sofrido ao longo dos anos

ainda podemos dizer

VIVA A REPÚBLICA!



E que viva muitos outros 100 anos!

Deixamos aqui uma ligação para uma exposição do PCP sobre a Primeira República, que dá informações bastante importantes e diferentes do que é habitual nas fontes tradicionais.

3 comentários:

Carlos Vale disse...

Felicitações pela lembrança e pela possibilidade de rever esta Exposição do PCP sobre os 100 anos da República. É excelente e esteve exposta na Biblioteca de Castelo Branco.
Entre muitas outras coisas, foca a questão colonial, práticamente esquecida nas comemorações. Chamo a atenção para uma fotografia na Exposição do PCP, onde se vê um elevado número de escravos acorrentados (pescoço e pernas), numa das ex-colónias.
Sem comentários.
Carlos Vale

Carlos Vale disse...

A VENEZUELA NO CAMINHO CERTO.
Nas comemorações do Dia Mundial do combate à fome, o representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Alfredo Roberti Mussair,disse que a Venezuela é um exemplo para a América Latina por avançar a ´grande velocidade` na erradicação da fome. Na Venezuela "quase cinco milhões de pessoas comem gratuitamente" graças a programas sociais lançados pelo governo. Que o que a Venezuela está conseguindo no campo da alimentação é um exemplo para a América Latina. Eu acrescentaria para todo o Mundo. A Venezuela, reduziu a taxa de POBREZA EXTREMA de 17,1% pra 7,9%. Porque em relação a pobreza a taxa rondava os 70% e agora está abaixo dos 20%. Tendo em conta que o combate foi iniciado em 1998, por isso há 12 anos, concordo que as palavras foram justissimas. Estes resultados são também uma resposta adequada aos detractores da política venezuelana, que como é lógico apresenta na sua evolução aspectos específicos da sua história e localização. Já agora, é bom lembrar que este processo revolucionário foi conseguido através de eleições democráticas, com observadores internacionais. Lembrar, ainda, que a coligação de partidos que governa a Venezuela ganhou 14 eleições consecutivas. Um caso sem procedentes nos tempos que correm. Exemplar.
Carlos Vale

Carlos Vale disse...

Quando da sua visita a Portugal, o papa deu várias missas - todas com grande aparato e suportadas por sofisticados meios técnicos.
Missas caras, portanto...
Uma delas ocorreu no ´Terreiro do Paço´,e sobre quem pagaria os custos da liturgia tudo foi bem ´esclarecido´ por quem de direito.
Na altura, a igreja fez questão de ´esclarecer´ que, para a Missa do Terreiro do Paço, ´não ia pedir dinheiro à autarquia`, ´a missa vai ficar a custo zero, graças a donativos...
Na altura, o Cardeal Patriarca fez questão de ´esclarecer` que `não iria podir dinheiro à Câmara De Lisboa` , porque ´as cerimónias litúrgicas não devem ser financiadas pelo poder autárquico ou político` - e biblico, citou ´a César o que é de César, a Deus o que é de Deus`.
Na altura, o Presidente da Câmara de Lisboa fez saber que, ´não há dinheiros públicos envolvidos na missa do Terreiro do Paço`.
Hoje soube-se de que ao contrário do que na altura foi `esclarecido` a Câmara Municipal de Lisboa gastou 228 mil euros na dita missa.
E se os mandássemos todos à missa?
Nota:
Este post saiu no blog ´Cravo de Abril`.
---------------------------------
Assim se gasta o dinheiro público em Portugal!
Será que mentir, ainda é pecado?
Então, como é?
É assim que se ajuda quem precisa?
Carlos Vale