23/04/2011

25 de Abril sempre!

SEMPRE 25 DE ABRIL!

2 comentários:

João de Sousa Teixeira disse...

POEMA DE ABRIL

... (fragmento)

Abril tem cor de esperança,
cravos aos punhos na rua.
Com o povo, Abril avança;
contra o povo, Abril recua.

Mas o poema não termina.
Pode voltar ao começo,
porque Abril não se confina
às margens do próprio verso.

Abraço
João

Carlos Vale disse...

Quando hoje o nosso país atravessa uma profunda crise económica e social, causada por 35 anos de políticas de direita, quando se colocam em causa os direitos inalienáveis do povo e dos trabalhadores - o direito à saúde, à educação, ao salário e a uma reforma digna, e o direito ao próprio trabalho - quando hoje estão de novo e fortemente ameaçadas a própria independência e a soberania nacionais, faz ainda sentido, se tal se pode dizer, lembrar e comemorar esta data histórica que a todos nos fez sonhar um outro País de liberdade, de igualdade e desenvolvimento.
Faz ainda mais sentido porque Abril trouxe a dignidade e o respeito por quem trabalha - instituiu, por exemplo, o Salário Minímo Nacional; trouxe o Serviço Nacional de Saúde e o sistema de ensino democrático para todos jovens portugueses - e porque Abril permitiu reconquistar a independência e soberania nacionais, libertando o País do labéu de país colonizador e libertando-o, simultaneamente, da afronta vergonhosa, de país colonizado pelo imperialísmo.
Nós não somos daqueles que já só se limitam a lembrar a simbologia e as memórias do 25 de Abril. Os portugueses têm uma Constituição da República que encerra muitos dos valores e direitos conquistados com a revolução, que temos o dever de exigir que seja cumprida. Não, não é só simbologia e memórias.São direitos e deveres, duramente conquistados. A Constituição da República é Património do 25 de Abril e da democracia. Património que necessita de ser defendido dos ataques que tem sido alvo. E, só a unidade de todos poderá impedir tais intentos. O povo só ficaria a perder. Continuamos a pensar que vale a pena lutar. Em democracia, o poder, o verdadeiro poder reside nos cidadãos, no povo, em cada um de nós. O poder, somos nós!
Não há verdadeira liberdade, não há verdadeira democracia, sem haver uma verdadeira justiça social. Viva o 25 de Abril.
Carlos Vale