10/04/2011

O FMI chega na terça-feira

Os vampiros vêm aí pela calada, como habitualmente.

Não vale a pena estar a relembrar o que foi a saga da chamada "Ajuda" a Portugal, porque todos sabemos o que se foi passando e onde acabou, com a cumplicidade de Sócrates/PS e Passos Coelho/PSD.
O que acontece é que na próxima terça-feira temos aí, pela calada, os representantes da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do FMI, qual grupo de vampiros que vem sugar o pouco que nos resta, em termos económicos. A última restea de independência em relação à Europa foi-se, porque quem vai decidir são eles. Basta ver as medidas que propõem, publicadas em inglês. Em português não se sabem quais são as medidas concretas. Estão no "segredo dos deuses".
The programme will be based on three pillars:
- An ambitious fiscal adjustment to restore fiscal sustainability.
- Growth and competitiveness enhancing reforms by removing rigidities in the product and labour markets and by encouraging entrepreneurship and innovation, allowing for a sustainable and balanced growth and unwinding internal and external macroeconomic imbalances, while safeguarding the economic and social position of its citizens. This should include an ambitious privatisation programme.
- Measures to maintain the liquidity and solvency of the financial sector.
The set of measures announced by the Portuguese authorities on 11 March is a starting point in this regard.

Traduzindo de uma forma sintética (peço desculpa por alguma falha), diz o seguinte:

O Programa basear-se-à em três pilares:
- Um ambicioso ajustamento fiscal para restaurar a sustentabilidade fiscal.
- Crescimento e competetividade com base em reformas para remover as rigidezas na produção e mercados laborais (...), enquanto se salvaguardam as posições económicas e sociais dos cidadãos. Isto inclui um ambicioso programa de privatizações.
- Medidas para manter a liquidez e solvência do sector financeiro.
As medidas anunciadas pelas autoridades Portuguesas a 11 de Março é o ponto de partida para esta proposta.

Analisando:
"ajustamento fiscal" - imaginem o que quer dizer - aumento de impostos, especialmente os que são pagos por quem trabalha.
"remover as rigidezas na produção e mercados laborais" - facilitar despedimentos, baixar o custo dos despedimentos; logo, aumento do desemprego, etc,etc,etc.
"salvaguarda das posições económicas e sociais dos cidadãos" - o que é que isto quer dizer? cortes nos salários, despedimentos na Função Pública? - por exemplo.
"ambicioso programa de privatizações" - já levaram os anéis e agora querem levar os dedos. Querem encher os bolsos da canalha com o sistema de saúde, da educação, etc,etc,etc.
"Medidas para manter a liquidez e solvência do sector financeiro" - claro, aqueles que provocaram a crise (a banca) vão ser "protegidos".
Quem vai pagar? Quem trabalha. É para isso que eles começam pelo PEC IV, pondo em causa as decisões do Parlamento português.
E vêm pela calada como vampiros.

3 comentários:

Carlos Vale disse...

Para já:Tenho a certeza que há por aí alguns assassinos económicos a soldo que tiveram um papel activo nas recente decisões.
Também tenho a certeza que foram bem pagos.
Nestas coisas nunca tenho dúvidas.
Limpinho e seco. Já desabafei.
Carlos Vale

Isaco disse...

Tudo isto me doí, por aquilo que podia ter sido um país e neste momento vai transformar-se num protectorado.
Mas vamos ainda sonhar:
- "Um ambicioso ajustamento fiscal para restaurar a sustentabilidade fiscal": Vão cobrar os impostos devidos à banca e a outras empresas, PT por exemplo, que tiveram lucros fabulosos e que são taxadas muito abaixo do "preço justo."
- "remover as rigidezas na produção e mercados laborais": Aqui não é possível sonhar. É tão cruel o que querem dizer que só vejo que os 10 minutos para fazer xi-xi possam ser repartidos por 5+5.
- "O ambicioso programa de privatizações": Ainda é possível privatizar os prejuízos do BPN, isto é, promover, para além da responsabilização criminal, a responsabilização financeira dos gatunos e recuperar o buraco que o Governo tapou com prejuízo dos contribuintes?
- "Medidas para manter a liquidez e solvência do sector financeiro" - Devem querer dizer "sector económico" com o qual se têm preocupado tanto.
Perdoem a ironia. às vezes, para não chorar, temos de rir! O pior é daqueles que já não conseguem.
Isabel Coelho

Conde da Gardunha disse...

NÃO TENHAMOS MAIS RECEIO DESTES VAMPIROS DO QUE A GOVERNAÇÃO CRIMINOSA DO SR. PINTO DE SOUSA E DO SEU MINISTRO DAS FINANÇAS.
RECEBAMO-LOS DE BOM GRADO PORQUE COM CERTEZA VÃO POR COBRO À RAPACIDADE DE UNS TANTOS ABUTRES QUE ARRUINARAM ESTE PAÍS E LOGICAMENTE OS PORTUGUESES SEMPRE TÃO MARTIRIZADOS.