31/08/2012

Portugueses escravizados em obra da NATO

Construção

Sindicato diz que há portugueses escravizados em obra da NATO



"Trabalham mais horas" que funcionários de outras nacionalidades numa obra em Bruxelas, mas "ganham menos". "É esta a capital da democracia?", questiona sindicato do sector construção.

Informação da Rádio Renascença



Ler o resto em

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=75624

Corrigir quando é preciso...

...mas melhorar tudo, não deixar vilafrancadas horrorosas

Decidiram os responsáveis autárquicos mexer nos passeios da mais bela avenida da nossa cidade, com a intenção de melhorar a sua imagem. Pensamos ser essa a intenção.
Se a renovação da calçada mostrou ser uma boa acção, há dois aspectos que deviam ser considerados:

1 - Acabar com o estacionamento em cima dos passeios e devolvê-los aos peões.












2 - Substituir as horrorosas "banheiras" de "betão"  em volta das árvores por estruturas de granito, uniformizando toda a avenida.












Parece ser evidente que só com estas alterações a recuperação ficará bem feita.

30/08/2012

O ataque aos alunos


Depois de todas as tropelias conhecidas contra a Escola Pública e especialmente contra os Professores, intensificou-se o ataque contra os alunos e famílias.

Em pleno período de férias escolares, para evitar uma contestação mais veemente, lançou o ministério da educação duas "medidas" que têm um cheiro bafiento ao antigamente e parece ter a intenção de fazer "limpeza social" nas escolas.



Primeiro, decidiu criar o ensino profissional para alunos do secundário que tenham dificuldades de aprendizagem. Mas começa logo por dizer que, pelo menos, 50% dos alunos serão encaminhados para o dito ensino. Já sabem de antemão que são 50%. Será que as famílias e os próprios alunos não têm o direito de escolher o ensino que querem para os seus filhos? Já podemos imaginar quem serão os contemplados com esta "obrigação". Serão, de certeza, os filhos daqueles que não têm capacidade económica para arranjarem explicadores e apoios dos mais variados.

Agora aparece uma nova limpeza: o ensino vocacional. Este ainda começa mais cedo. O profissional começa no 10º ano. O vocacional começa no 6º ano. Alunos com duas repetências seguidas ou três alternadas serão obrigados a aprender três ofícios, nomeadamente electricista, talhante, agricultor ou canalizador. O castigo é serem obrigados a aprenderem três ofícios, que pelos vistos, para o ministro da educação e governo são pouco dignas, como se os portugueses que desempenham as referidas profissões fossem uns malandros. Nós sabemos quem são os malandros.

Estes desgovernantes, em vez construirem uma escola com condições promotoras de igualdade de oportunidades, estão a promover a discriminação e a desiguladade, através da segregação, obrigando alunos a seguirem percursos escolares que não escolheram. Não é muito difícil adivinhar qual será a origem social destes alunos. Pertencerão a grande maioria a famílias com dificuldades económicas. Em resumo, estas medidas são uma vergonha!

29/08/2012

Sobre o processo de privatização da RTP



Os nossos "patrióticos" governantes preparam-se para fazer mais uma operação de "enriquecimento democrático" do país: preparam-se para privatizar a RTP. A sanha vingativa contra o 25 de Abril é de tal ordem que até o que sempre foi público e deve ser público eles pretendem entregar ao capital privado. Mas nós que também sabemos pensar e  temos opinião vamos lembrar aqui alguns aspectos:
1- A Constituição da República Portuguesa diz no seu artigo 38º o seguinte:

Artigo 38.º
(Liberdade de imprensa e meios de comunicação social)
.........
5. O Estado assegura a existência e o funcionamento de um serviço público de rádio e de televisão.
6. A estrutura e o funcionamento dos meios de comunicação social do sector público devem salvaguardar a sua independência perante o Governo, a Administração e os demais poderes públicos, bem como assegurar a possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião.

2 - Parece que serviço público significa que o Estado tem de deter a propriedade do meio de comunicação social envolvido na questão. Daí que para haver serviço público de televisão, a RTP (no caso em apreço) tem de ser pública. Mesmo contra a opinião dos papagaios de serviço, tipo MRS, a propriedade privada nunca prestará um serviço público e mandará para as urtigas o que diz o artigo 38º no seu número 6.

3 - A existência de serviço público de rádio e televisão existe num grande número de países. Mesmo os campeões do privado e do individualismo feroz têm esse serviço. Falamos é claro dos EUA. Também na "democrática" Europa existe em muitos países esse serviço e foi publicada uma directiva sobre o assunto.

Mas, este assunto poderá ser melhor conhecido AQUI.



27/08/2012

CIDADE AGRADÁVEL/DESAGRADÁVEL I

Qualquer cidade, seja grande ou pequena, moderna ou antiga(histórica), com avenidas ou sem avenidas, com praças ou sem praças, com árvores ou sem árvores,... tem aspectos agradáveis ou desagradáveis, interessantes ou penosos, surpreendentes ou deprimentes,... A nossa cidade não foge a esta regra.
Vamos apresentar fotos variadas, sem qualquer manipulação, com aspectos das mais variadas qualidades e  deixaremos para os leitores o critério da apreciação, positiva ou negativa. Por vezes, a classificação será claramente evidente.
Vamos à primeira situação:

Este edifício está no Castelo. Estas fotos já foram obtidas há algum tempo(10/06/2010). Não se diz mais sobre o possível estado actual.

26/08/2012

Qual é a alternativa?

Depois de ler o texto que se segue, impõe-se a pergunta e consequente resposta: QUAL É A ALTERNATIVA? Parece que não há dúvidas sobre isso.
O texto publicado na RECONQUISTA de 23 de Agosto de 2012 mostra claramente o que é a "economia de mercado", eufemismo de capitalismo, que é o nome que lhe é adequado. 
E mostra claramente que o que os capitalistas procuram é "o lucro à custa do trabalho dos outros".
É preciso mudar. É preciso construir uma sociedade ao serviço dos trabalhadores e do povo.
In Reconquista, 23 de agosto de 2012