08/07/2009

A decisão de Maria João Pires II

Os jornais portugueses noticiavam hoje que afinal a pianista Maria João Pires ia pedir a nacionalidade brasileira, mas que não nutria "sentimentos negativos em relação a Portugal".
Não é o Brasil um país irmão? Quantos portugueses há que têm dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira, e não se lhes atribuiu qualquer sentimento menos patriótico? Será que as pessoas não podem sentir-se humilhadas, desvalorizadas, ofendidas,...? Não tem a pianista Maria João Pires os mesmos direitos que outros?
Li hoje alguns comentários sobre este assunto e o minímo que posso dizer sobre eles é que fiquei enojado. As pessoas que os escreveram revelam uma mentalidade tão baixa, um espírito tão mesquinho que só podem ser movidos por inveja. Não quero pensar que não tenham cérebro e que a sua arma seja a calúnia. De facto, para os medíocres a calúnia é a única arma que eles podem usar.

4 comentários:

João de Sousa Teixeira disse...

Sabes o que te digo, Amigo: "Deixá-los falá-los queles calarão-se-ão", como dizia o outro.
Abraço
João

Pavel disse...

Razão tinham os que ficaram de pé atrás com o veneno que pairou sobre Maria João Pires.
Afinal houve deturpação.
A "coisa" foi mal contada...
Além do mais, as pessoas são livres de fazerem opções. Aliás,em períodos conturbados da nossa história, muitas personalidades da cultura, arte, ciência, política, trabalhadores, gente simples do povo, partiram desiludidos, zangados com o seu País e optaram por diferentes modos de exteriorizar a sua desilusão,o seu desencanto,uns por períodos curtos, outros por períodos longos ou até, para sempre. Alguns renunciaram,abdicaram,desertaram, renderam-se,esconderam-se,exilaram-se e,mais tarde,muitos voltaram...
Tantas são as histórias belas e fantásticas, tristes e dramáticas, de sucesso e insucesso que se contam e,sabe-se lá o que disseram quando eles optaram por saír, ir embora(em muitos casos até se sabe)
"O coração tem razões, que a própria razão desconhece"...
Pode ser que haja um pouco de tudo isto nesta história. Quiçá, alguma ingenuidade. Embora se saiba que, afinal, o que se dizia estava mal contado...
Para mim, Maria J. Pires, continua a ser uma artista fantástica que prestigiou o País. É uma pessoa de grande sensibilidade e que a expressa à sua maneira.
Se Belgais continuar e oxalá que sim, lá estarei, sempre que puder, a ver os magníficos espectáculos.
Pavel

Carlos Vale disse...

Paco, estou de acordo com a tua opinião.
Quero apenas precisar um aspecto, Maria João Pires vai solicitar a nacionalidade brasileira mas não renuncia à portuguesa,ficará com a dupla nacionalidade,como acontece com muitos portugueses.
Afinal, Maria João Pires, é muito mais do que isso.
É uma cidadã do Mundo.
Carlos Vale

Paco disse...

Estou totalmente de acordo com os comentários do João Teixeira, do Pavel que não sei quem é e do Carlos Vale.
Obrigado pela vossa colaboração.
Um abraço para todos.
Paco