25/06/2010

As obras do Comendador - o que se passa com a "Lagoa"?

Um leitor deste blog que apenas se identificou como "Albicastrense" deixou o comentário que se segue:

O Comendador acolheu a ideia de um arquitecto (classe que, por trás, abomina e maldiz, como acontece com todas as figuras que não lhe são subservientes), para fazer um plano de água no parque urbano. O projecto foi feito, e bem, o Comendador batizou-o de lagoa e alterou-o a seu bel-prazer, e mal. A obra foi lançada e mal executada, como vem sendo hábito. A fiscalização de obras do município, a cargo de um quase capataz, falhou. Acontece que a tela, que deveria garantir a contenção da água, foi negligentemente perfurada, aquando da colocação do enrocamento. Conclusão: já com as embarcações em stock, o Comendador não inaugura a lagoa porque ... a lagoa vaza, qual cesta rota. Mas, a história não termina, antes se agrava! Quais chicos espertos, e para não darem os braços a torcer, por mais uma obra mal executada, o Comendador e o capataz engendraram uma solução! Mandaram fazer dois furos artesianos (junto ao lago dos patos), para abastecer a lagoa, mantendo a aparência de plano de água estanque. 2.ª conclusão: comete-se outro erro para tapar o primeiro. Vai gastar-se água (bem tão precioso, escasso e caro), e energia (para a bombagem), quando não seria necessário, bastava que a lagoa não perdesse água pela tela maltratada. Assim são as obras do Comendador! Uma vez que a afonia é geral (nem a oposição se faz ouvir), divulgue-se na blogosfera.

Albicastrense

Realidades:

- A "lagoa" aparentemente está pronta há alguns meses e alguns dos equipamentos começam a ficar degradados;











- À volta faltam sombras, pelo que se impõe, se houver bom senso para ouvir outras pessoas, que se plantem árvores que tornem mais agradável a permanência dos "frequentadores";


- Os furos existem (foram abertos há pouco tempo) e estão a lançar água para a chamada "lagoa dos patos";











- Tudo indica que a "história" contada pelo leitor anónimo, com mais ou menos pormenores corresponde à realidade;

- A célebre "lagoa" que devia estar a servir os albicastrenses continua fechada. Porquê?


- Posso afirmar que a CDU de que o Partido Comunista faz parte está atenta a todas estas questões e toma posições através do seu eleito na AM, João Pedro Delgado, ou através dos seus militantes, individualmente, como o Carlos Vale e este bloguista que se assina "Paco" ou ainda através da sua coordenadora concelhia.

Só falta que os responsáveis pela situação (são sempre os mesmos) respondam às interrogações e resolvam os problemas que é a sua função e responsabilidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Comissão de Utentes da A23, A25 e A24


Já pode subscrever o abaixo assinado contra a introdução de portagens nas A23, A25 e A24 no site da Comissão de Utentes, aqui:

www.contraportagens.net

Carlos Vale disse...

Surpreende a demora excessiva da entrada em funcionamento.
Surpreende a improvisação, a acção dos curiosos e "patos-bravos"! Para que servem projectos/estudos?
Surpreende o aspecto árido, quase desértico, da zona envolvente.
O local tem condições e merece ser mais aprazível.
Surpreende a falta de árvores ou de sombras, há soluções diversas.
Algumas árvores estavam lá e foram serradas. Estão lá as marcas. Porque foram cortadas?
Como vai ser resolvida a questão da água? E as "fugas" de água e da impermeabilização?
Surpreende a falta de informação, a falta de ligação com as pessoas.
O munícipe merece mais e melhor.
Carlos Vale