14/06/2010

Central betuminosa para Castelo Branco

Um leitor que não se identificou deixou um comentário transcrevendo uma notícia publicada no "Jornal de Notícias" (que depois foi confirmada por mim próprio) e que se iniciava assim:

Central betuminosa fecha e vai para Castelo Branco em Julho
População satisfeita com desfecho, após anos de contestação contra poluição
E o corpo da notícia começava assim:

A central betuminosa no interior da pedreira de Vila Praia de Âncora, Caminha, muito contestada pela população, que se queixa da poluição ambiental, será deslocada para Castelo Branco, onde a empresa vai apoiar uma série de obras nos próximos três anos.
A mudança deverá concretizar-se até 15 de Julho, altura em que ficará concluída a colocação do tapete betuminoso incluído nas obras de recuperação que ainda decorrem na EN13, entre Viana do Castelo e Valença,...

E os albicastrenses, o que é que pensam desta notícia? Ficam satisfeitos, sabendo que o seu concelho e a sua cidade vão servir mais uma vez de vazadouro de indústrias poluentes?
E a câmara e o seu presidente não têm nada a dizer aos munícipes? E a Assembleia Municipal não terá que se pronunciar sobre uma questão tão importante para o concelho? Ou, pensa-se utilizar a política do facto consumado e depois já não há remédio?

9 comentários:

Anónimo disse...

O que estava a ser escondido aos albicastrenses:
"Central de Betuminoso vai para Castelo Branco até 15 de Julho".
"Vila Praia de Âncora respira de alivio com a saída da Central."
"Habitantes festejam com grande alegria".
"Será que o que não serve para Vila Praia de Âncora, serve para Castelo Branco?"
Os repórteres de serviço, sempre prontos a publicar tudo o que é demagogia e propaganda,neste caso da Central de Betuminoso, nem uma linha.Como é assunto polémico,não se divulga. Oculta-se...
Não acham estranho que um pres.da Câmara sempre pronto a divulgar qualquer "niquice", não divulgue, até agora, absolutamente nada?
É mais um facto consumado?
Em assuntos desta responsabilidade os Albicastrenses têm o direito de ser consultados e a expressar a sua opinião.
Há quanto tempo é que este "bico de obra" anda a ser cozinhado com a firma Aurélio Martins & Sobreiro SA? Uma obra destas, obriga a estudos profundos e a licenças especiais dos diversos impactes ambientais, saúde pública,viários, económicos, paisagisticos, turismo...e que envolvem vários Ministérios e não só...! Para os realizar é necessário bastante tempo.
As implicações positivas e negativas são mais que muitas.
Ora, este caso, que é bastante complexo, nem sequer constou do Programa Eleitoral apresentado à população de Castelo Branco.
Foi ocultado.O que é, MUITO GRAVE.
Carlos Vale

El Che disse...

Obrigado por publicar esta notícia. Tal como muitos albicastrenses, desconhecia tal coisa. Devemos publicitar o mais possível esta vergonha. Corrupção mete nojo.

João de Sousa Teixeira disse...

1. Arejaste o blogue. Fizeste bem, está mais bonito.
Sugiro: substitui o cabeçalho, já agora, porque com este formato é dificil de centrar. Eu pedi a um amigo informático antes de... partir o computador.
2. Continuamos com política da ratice. Porreiro, pá!

Abraço
João

Paco disse...

Caro leitor "El Che" obrigado pelo seu apoio, mas também pode participar no blogue dando sugestões de assuntos locais e mesmo nacionais.

Paco

Anónimo disse...

This will astonish you!
It`s in the interest of as all!

ZEITGEIST: ADDENDUM

Money as debt


Technological breakthrough


HydrogenCar

Magnetic energy

Electrolyzed water

Soladey eco

Bio washball

Solar Air Conditioning

AMAZING!!

OZONATED WATER: CURE ANYTHING!

http://www.stoptherobbery.com/

Cancer is a fungus

ultraviolet light

Projecto Alexandra Solnado

Conversations with God website

Conversations with God

Zero Point Energy Wand

Project Camelot

Monatomic Gold

Dangerous to your health!

EXITOTOXINS

Monosodium glutamate (MSG)
Aluninum
Aspartame
Mercury


IMPORTANT TO WATCH

Flouride in water
Flouride Alert

Osmosis
Housetron

Anónimo disse...

Também era importante saber que série de obras são essas a fazer nos próximos 3 anos...

plexu

Zé do Telhado disse...

Mais do que as obras a fazer nos 3 anos que se seguem,interessa saber que tipo de perigos o equipamento pode provocar. É bom não esquecer que a população aonde estava localizado, há muito que lutava para se livrar dos malefícios que os incomodavam.
É algo estranho a câmara nada ter dito. O facto de ser já para Julho e o presidente não divulgar como costuma,vê-se logo que há marosca. É porque a coisa não é limpa.
Se lá no Norte, há festa pela saída, algo está errado. É preciso estar de olho aberto. Cuidado!
Ele anda a fazê-la pela calada.
Zé do Telhado

Viriato disse...

Só agora vi a noticia. É nuito grave. Devem andar a brincar às escondidas, a ver se pega.
Ainda bem que divulgou a notícia.
Já alguém perguntou à Câmara?
Viriato

Paco disse...

Caro Viriato
A questão da central betuminosa já foi tratada numa crónica publicada em "O Povo da Beira" por Carlos Vale e já foi referida por outros órgãos de informação. Da Câmara nada. Não houve qualquer reacção.
Só pode significar uma de duas coisas:
- Está dentro do "negócio", mas, como é habitual, tenta fazer tudo no segredo dos deuses e depois aparece o facto consumado;
- Mas pode não haver nada, e o comendador está à espera das perguntas na Assembleia Municipal (vai haver AM no dia 28 de Junho - 2ª feira)e então faz um figurão dizendo que não vai haver qualquer central betuminosa. Será que vai ser assim? Isto é o que se chama espertalhice saloia ou pacóvia. Entretanto os albicastrenses ficam à espera da boa vontade de Sua Excia. para os informar.

Cumprimentos

PACO