20/09/2012

Sondagem da Universidade Católica


Vós que lá do vosso império                                   
Prometeis um mundo novo,
Calai-vos, que pode o povo
Qu'rer um mundo novo a sério. 


Esta mascarada enorme
com que o mundo nos aldraba,                                   
dura enquanto o povo dorme,
quando ele acordar, acaba.

                                                                        
António Aleixo


A última sondagem realizada pela Universidade Católica pôs a cabecinha de muita gente a ferver  e mesmo a tentar encontrar justificações para explicar o inexplicável. Ficaram em estado de choque. Há para aí muito fazedor de opinião, comentador político, analista económico, papagaio falante,... que vai querer transformar a hecatombe numa coisa sem importância. No entanto, não vão conseguir. 

Como se vê o PSD leva um trambolhão nas intenções de voto que em caso de eleições perdia quase metade do grupo parlamentar. O mesmo acontecia ao CDS-PP.
Mas enquanto uns perdem, outros crescem significativamente. A subida mais clara é a da CDU. Sobe quase 5%. Os resultados estão aí e valem o que valem. Mas, não deixam de mostrar que a política seguida por este governo não é aceite pelo povo e tem conduzido o país ao desastre. Ou melhor, a política desenvolvida pela coligação PSD/CDS-PP com o apoio do PS é condenada e rejeitada  pelo povo português.


PS - 31%
PSD - 24%

CDU - 13%

BE - 11%

CDS - 7%

Por outro lado, a mesma sondagem mostra que "as avaliações negativas" da acção do governo já atingem 77%. A avaliação positiva do desempenho do governo PSD/CDS-PP já está a assumir um valor quase ridículo - 16%.
São 35% os inquiridos que avaliam o desempenho do governo como MAU e 42% como MUITO MAU. Parece que estes valores dizem tudo.
 
E agora? Compete aos responsáveis fazerem a leitura dos resultados, tirarem conclusões e desenvolverem acções.
Mas, entretanto, já começaram as tentativas para meter os partidos todos no mesmo saco. "Os partidos são todos iguais".
Isto não é verdade.Não, não são todos iguais. Estas afirmações apenas servem enganar quem quer ser enganado. Mas, pelos vistos, os resultados desta sondagem mostram claramente que o povo começou a abrir os olhos.

1 comentário:

João de Sousa Teixeira disse...

Teremos então que falar em voz alta
(lutar e esclarecer) não vá o povo deixar-se adormecer com as canções de embalar que por aí se ouvem!
Abraço