25/07/2009

O Jantar

Pelos vistos, a ética política anda pelas ruas da amargura pelas bandas do PS/Morão. Mas não é só a ética, é também o conceito de democracia, que tão maltratada é. Como podem as pessoas ver o exercício da política com bons olhos quando se praticam acções que até os mais simples olham com desconfiança.
Vem isto a propósito do "jantar" do senhor Morão. Em conversa com algumas pessoas que foram lá ficaram algumas interrogações:
- Alguns foram lá como mirones. Para ouvir o que se dizia e também para comer um jantar à borla.
- Aquela gente toda das aldeias, a maior parte idosos, com uma bandeirinha na mão, estavam ali porquê? Foram arregimentados para aplaudir o senhor Morão em troca de um passeio e de um jantar, tal como já fizeram noutras ocasiões com outros candidatos de outros partidos. Até mesmo alguns destes se interrogavam: "donde vem o dinheiro para isto?" Que gente é esta que se serve do poder para manipular e arregimentar as pessoas?
- Parece que o jantar e os autocarros para as deslocações foram pagos pelos organizadores do jantar. Existe uma lei de financiamento que impõe limites às despesas. Os valores gastos num jantar não ultrapassam esses limites? Ou, para alguns tudo é permitido?
- É evidente que houve pessoas que ficaram chocadas com a arrogância e a manipulação dos simples.
Torna-se claro que uma democracia que é vivida desta maneira é pobre. É uma democracia onde o medo já está instalado. É uma democracia em que os valores da liberdade e da dignidade já estão ameaçados. É preciso dizer NÃO.

1 comentário:

Viriato disse...

Legalmente não sei.
Éticamente é altamente reprovável a vários níveis.É sempre ofensivo.
Há utilização de meios humanos e materiais de todos nós ao serviço pessoal e partidário.Eu sei e há mais gente que sabe.
Há uma pergunta incontornável:Qual a origem do dinheiro gasto? São muitos milhares.
De resto, há de tudo um pouco. Os que foram pelo jantar, uns votam, outros não. Há os que foram lá fingir que votam, mas não votam.
Os que aproveitam para alcançar o que ainda não tinham conseguido e já conseguiram. Tenho a certeza.
Uma coisa é certa. Há muita gente fingida e sempre a enganar.
Tanta sapiência, para quê? Que triste figura.
Não a do D. Quixote,esse ao menos, ainda esgrimia os moinhos de vento com dignidade.
O meu voto é na CDU.
Viriato