23/03/2011

O PEC IV foi ao ar!


A Assembleia da República chumbou o PEC IV e o governo pediu a demissão

Pode-se considerar hoje um dia histórico para o futuro dos portugueses.

A reprovação deste programa que propunha muitos outros sacrifícios a quem vive do seu trabalho é uma vitória do povo português trabalhador.

A reprovação deste programa não é nenhum drama. A Constituição da República Portuguesa aponta vários caminhos, mas depois destes anos todos (35 anos) a sofrermos a política despudorada dos mesmos de sempre (PS/PSD/CDS)
é tempo de dar a voz aos portugueses para que se mudem os actores. É preciso acabar com a dança da alternância.
Mas não só os actores.
É preciso mudar as políticas. São precisas políticas de criação de emprego, de aumento da produção interna, de modo a diminuírem as importações. Só produzindo mais é que importaremos menos e ficaremos a dever menos aos agiotas dos mercados.

Não nos podemos deixar enganar pelas tentativas dos que defendem "ou nós ou o caos". É exactamente o oposto: continuar com eles é que seria o caos.

Mas não podemos acreditar nos outros que se perfilam para abocanhar o "bolo". No essencial eles estiveram sempre de acordo com as políticas postas em prática e preparam-se para continuar no mesmo caminho e se possível agravá-lo. A "velha senhora" já mostrou no seu discurso o que pretendem.

Existem soluções. Basta olhar em volta para se descobrir que é necessário reduzir a despesa e aumentar a receita. Não pode nem deve ser sempre à custa dos mesmos.

1 comentário:

João de Sousa Teixeira disse...

É claro que há soluções.
Elas passam pelo empenhamento do povo na exigência de outra política e do fim deste descalabro.
Temo, no entanto, à semelhança do antigo anúncio da "bic", que as escolhas continuem a alternar entre o pec laranja e o pec cristal
("duas tretas à vossa escolha")...
Abraço
João