23/04/2009

Hoje é dia Mundial do Livro

Hoje é dia mundial do livro. Talvez seja um bom pretexto para iniciar uma nova secção do blog: um livro por mês. Mas, como hoje é um dia especial vamos falar de três livros: um de poesia, um de prosa de um autor português e um de prosa de um autor estrangeiro.
Não vamos falar de best-sellers. Raramente lemos e muito menos compramos livros que são muito falados e muito comprados. Muitas vezes os autores escrevem ao metro ou ao peso e as mensagens que querem transmitir são vagas e sem profundidade. Preferimos os autores e os livros, às vezes menos conhecidos, mas de qualidade insuspeita: não fabricada pelas campanhas de marketing das editoras.
Apesar disto proponho-vos: comecem hoje a ler um livro e muito melhor ainda comprem um.
Apresento-vos, agora, as minhas propostas:

Livro de poesia de um poeta albicastrense, editado pela RVJ - Editores, Lda de Castelo Branco
Para aguçar o apetite, porque ler livros faz bem à "alma" aqui vos deixamos um poema de um "humor acutilante".
REAL MENTE
Sento-me
Sinto-me sem sentido.
Procuro adormecer
na sombra que me persegue.
Repouso ali,
deleitado ao sol,
na minha sombra
obesa, submissa, original.
Tenho esperança
que o sono apareça
(é o que penso)
- apanhas sol na cabeça, faz-te mal

João de Sousa Teixeira

Quanto ao escritor de Língua Portuguesa o livro que propomos é de autor muito esquecido, cuja obra completa tem vindo a ser editada pela IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. O livro é Páginas do Diário Íntimo, de José Régio.





Para completar a nossa proposta apresentamos um livro estrangeiro de uma literatura que é pouco conhecida no nosso país. O autor que escolhemos ganhou o prémio Nobel em 1955. É da Islândia, país que a maior parte de nós conhecemos pelas piores razões: a crise que abalou o sistema capitalista mundial. Vamos conhecer a Islândia ou, pelo menos um dos seus maiores escritores e também um dos maiores escritores mundiais: Halldór LAXNESS.

Sem comentários: