19/04/2009

XII Prémio de Atletismo - Alcains - Castelo Branco

Realizou-se hoje uma prova a atletismo entre Alcains e Castelo Branco. Houve participação de atletas de quase todas as idades e escalões, mostrando que é uma modalidade que entusiasma muita gente, aderindo à sua prática. Estavam presentes atletas de todo o distrito.
Assistimos à passagem dos atletas com um praticante que costuma participar, o que não aconteceu desta vez por razões pessoais.
Na conversa que mantivemos, vieram a lume algumas informações.
No distrito realizam-se, anualmente, pouco mais ou menos 12 provas deste tipo, organizadas por associações/grupos desportivos, juntas de freguesia com o apoio da Associação de Atletismo que também organiza. É pouco no nosso entender. A promoção e a massificação do desporto exige a organização de provas onde haja competição. Pensamos que a adesão da juventude passa por aí.
É preciso que o desporto escolar renasça. As escolas têm os meios humanos e materiais.
É preciso que as câmaras e juntas de freguesia tenham uma política desportiva que pode ter várias vertentes. Uma delas passa pela organização de provas ou apoio material à sua organização.
É preciso que a Associação de Professores de Educação Física tenha intervenção activa neste campo.É preciso que o poder político se lembre que o interior também é Portugal.

Sem comentários: