30/06/2009

ENCERRAMENTO DA EMPRESA MATEUS E MENDES - Castelo Branco


Mais uma vez o Grupo Parlamentar do PCP através de um dos seus deputados, João Oliveira, vem confrontar o Governo, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, com as suas responsabilidades para evitar o encerramento da empresa, a defesa dos postos de trabalho e os direitos das trabalhadoras, apresentando um requerimento sobre o assunto constante do título.
O requerimento diz o seguinte:

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Foi recentemente anunciada a decisão de encerramento da empresa Mateus e Mendes.

Esta empresa, do sector do têxtil e vestuário, empregava cerca de 150 trabalhadoras e encontrava-se há já algum tempo numa situação de grande dificuldade, tendo-se iniciado entretanto o processo de insolvência.

Precisamente no momento em que o administrador de insolvência deveria apresentar um plano de recuperação, surge o anúncio do despedimento de todas as trabalhadoras e do fim da empresa.

As propostas apresentadas pelo sindicato, que incluíam por exemplo a suspensão dos contratos de trabalho até que houvesse uma decisão da assembleia de credores sobre a falência ou a recuperação da empresa, não foram consideradas e avançou-se para o despedimento.

Esta situação é preocupante pelo que significa de destruição de postos de trabalho numa região já tão flagelada pelo desemprego e pelas consequências graves que tem na vida daquelas 150 trabalhadoras.

Num momento em que o Governo deveria empenhar-se em defender os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores, assistimos ao cruzar de braços perante as dificuldades sem que haja qualquer intervenção concreta para manter os postos de trabalho e apoiar empresas em dificuldades.

Enquanto encontra milhares de milhões de euros para garantir à banca elevados lucros mesmo em tempo de crise económica e social, o Governo não disponibiliza verbas muito inferiores que seriam necessárias para apoiar a manutenção do emprego e para defender os direitos dos trabalhadores que acabam por ser quem paga a crise que não criou.

É inaceitável que o Governo continue a tentar ignorar que milhares de trabalhadores continuam a ser tratados como peças descartáveis de uma máquina de fazer fortuna nas mãos de uma pequena minoria e vêem os seus postos de trabalho serem destruídos e o seu futuro posto em causa.

Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho perguntar através de V. Exa., ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, o seguinte:

1 . Que conhecimento tem o Governo da situação existente na empresa Mateus e Mendes?
2 . Que medidas tomou o Governo para evitar o encerramento da empresa e defender os direitos das suas trabalhadoras? Concretamente, que medidas desenvolveu o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social no âmbito do processo de insolvência para assegurar que os direitos das trabalhadoras não eram postos em causa?
3 . Como avalia o Governo esta decisão de lançar para o desemprego mais 150 trabalhadoras sem considerar as propostas apresentadas pelo sindicato com vista à manutenção dos postos de trabalho?
4 . Que medidas vai o Governo adoptar para defender os postos de trabalho em causa e os direitos das trabalhadoras, nomeadamente da ACT?

Palácio de S. Bento, 25 de Junho de 2009
O Deputado,
João Oliveira

Entretanto, reuniu no dia 29 de Junho a Assembleia Municipal de Castelo Branco, onde os grupos do PS, com excepção de um deputado, e do PSD se abstiveram na votação de uma moção de solidariedade com as trabalhadoras da empresa Mateus e Mendes. E os senhores presidentes de Junta de Freguesia mostraram que a solidariedade também não é com eles.
Parece-me que não é preciso dizer mais para saber quais são os interesses desta gente. Os dos trabalhadores não são certamente.

2 comentários:

Viriato disse...

Mais uma prova da falta que fazem, no distrito, os deputados da CDU.
Mesmo, sem os ter, os deputados da CDU eleitos por outros distritos, nunca deixaram de apresentar os problemas do distrito de Castelo Branco. Não andam a fazer ondinhas para disfarçar,como fazem os deputados do PS e PSD. Estes estão atentos aos verdadeiros problemas e trabalham. O que seria,
se a CDU elegesse Deputados pelo distrito?
É preciso eleger um deputado da CDU. Força. Vamos a isso.
Viriato

Viriato disse...

Assunto, muito,muito importante. . Todos sabemos e sentimos no bolso.
E não é só a água, são as outras taxas todas.
O Morão é um "unhas de fome".Nem em tempo de crise é capaz de aliviar a carga do recibo da água. Pelo menos, para alguns mais carenciados. Não é só andar para aí a gastar dinheiro em merdices. Isto era uma medida importante.
Se tiver tempo, voltarei. Tenho mais para dizer. Viriato