16/06/2009

Património municipal II

Dissemos que voltaríamos ao assunto "Património municipal". Já afirmámos que há edifícios, lugares, sítios, jardins, praças, avenidas, árvores,... que fazem parte da identidade de uma cidade. Fazem parte da sua história e como tal devem ser preservados, melhorados, dignificados. Aqui vão dois casos que têm sido esquecidos, ou, talvez fique melhor, maltratados:









Este chafariz é pouco visível e talvez, por isso, é "esquecido" há anos. O enquadramento é o que se vê e as torneiras já secaram há muito e enferrujaram. É mais um exemplo de como se trata o património. Não é preciso dizer quem são os responsáveis.
O exemplo que se segue não diz respeito a um chafariz antigo, mas evidencia também o cuidado que se tem com as pequenas obras.Esta "estrutura" já foi em tempos um pequeno jardim e uma "fonte". A fonte tem água quando chove e pedras e lixo todo o ano. A relva do jardim secou, talvez por falta de rega, há muitas luas.
Hoje, alguém andou a abrir um buraco junto da fonte. Talvez seja agora que o espaço é arranjado.

2 comentários:

Carlos Vale disse...

A pressa está nas coisas "novas". Essas é que dão inaugurações.
Os exemplos das fotos, são coisas escondidas, fora do centro das atenções da maior parte das pessoas.Só as do local é que as sentem. Que esperem!
Viram o Povo da Beira, com o exemplo do edificio da PT,que a Câmara forçou a mudança em condições lamentáveis,com as pessoas a trabalharem em condições péssimas e ilegais, que se fossem sujeitas a inspecção seriam reprovadas, conforme diz o Sindicato dos Trabalhadores.
Obras acabadinhas de fazer não respeitam os requisitos legais.
A história repete-se de obra para obra. Uma vergonha e uma falta de respeito.
Carlos Vale

Anónimo disse...

Atenção que há montada uma autêntica rede de espionagem e de informação. Cuidado com o que bebem, onde e com quem.Olhem para o lado desconfiem de gente que são funcionário da Câmara e principalemnte das empresas municipais, Cuidado com os tipos e tipas da "cultura", cuiddo com o pessoal do moviemnto associativo -esses está quse todo comprado e vão conar tudo o que ouvem e até vendem a maezinha;
Cuidado com alguns sítios Kalifa, Docas e com o café o Poeta. Mas tamb´m salas de professorews de algumas escolas até do IPCB. AS paredes tem ouvidos e línguas viperinas.
O que é incrível é quem é que tudo ouve epatriciona este clima de denêunjcia e de bufaria, Sabem quem é?Uma vergonha. Mas atenção tal como na física Tudo o que sobe, baixa!
.