19/02/2011

As obras da Estação do Caminho de Ferro - O Túnel

Que se pretende fazer com o túnel construído debaixo do edifício da estação?

Na zona sul, isto é, para lá da linha, foi feito há bastante tempo um túnel, que já foi fechado, depois novamente aberto e agora está cheio de água que escoa por canal que foi aberto para esse efeito. A situação apresenta-se da forma que as imagens ilustram:












O que é que se pretende fazer com este túnel? Vai continuar aberto ou foi apenas dinheiro deitado fora porque foi construído sem que houvesse uma ideia concreta do que pretendia fazer na zona? Será que no conjunto da intervenção que se pretende fazer (a haver alguma ideia - não nos podemos esquecer que o concurso de ideias se realizou em meados de 2008; já lá vão, pelo menos dois anos e meio) o túnel vai ter alguma utilidade? É para carros ou é para peões ou para escoamento de água?

Este tipo de obras sem objectivos revelam, em primeiro lugar, a incompetência dos seus autores e, em segundo, é esbanjamento de dinheiro que não é deles, é do povo, de todos nós que nos esquecemos de pedir responsabilidades aos fautores.

Seria bom que os responsáveis não ignorassem estas perguntas e respondessem com verdade.

4 comentários:

RSP disse...

Fiz parte da equipa que fez a obra em 2005 e depois de entregar a obra à REFER, fiquei a saber que, a Passagem Inferior Rodoviária(PIR), não irá servir para nada, uma vez que a CM tem outros planos para a zona. Mais uma vez se demonstra que o Governo central e as autarquias andam de costas voltadas, no que diz respeito aos dinheiros públicos. O projecto do Centro Intermodal Albicastrense esteve para ser implementado aí. Estava projectado construir uma nova estação de comboios no local da exixtente e uma de autocarros do outro lado da linha, unidas por um passadiço sobre as linhas de comboio, mas parece que vai ser edificado nos terrenos mais a norte (antiga prazol) inutilizando de vez os 2,5M€ investido na PIR. Veja-se o plano de pormenor que ganhou o concurso de ideias para o local.

Anónimo disse...

Aquilo dava uma sala de exposições. Podem lá por a do Molder depois de restaurar o solar.

Paco disse...

Agradeço ao leitor que se assina RSP as suas informações porque é a primeira pessoa que nos informa de que o túnel não vai servir para nada e que custou 2 500 000 euros, ou seja, em escudos 500 000 contos. É uma verba considerável deitada fora, e na minha opinião, por incompetência quer do governo quer da autarquia, neste caso do sr. Joaquim Morão.
Mais uma vez obrigado pelas informações.
Cumprimentos
Paco

Quanto ao anónimo das 7:38, que deve ser o mesmo que já deixou outro comentário semelhante noutro post, agradeço-lhe que diga com clareza o que pretende, porque o comentário que escreve neste post não me parece ter nada a ver com o mesmo.

Obrigado e cumprimentos
Paco

Carlos Vale disse...

As palavras de RSP são bem elucidativas do regabofe que há com os gastos dos dinheiros públicos.
A Câmara estabelece um acordo com a REFER sem ter um Plano de Pormenor aprovado pelo orgão nem pela Assembleia Municipal.
Uma Empresa Pública como a REFER permite-se executar uma obra no valor de 2,5M€ (ou sejam 500.000 contos(ou meio milhão de contos) sem um Plano de Pormenor aprovado pela Câmara e a Assembleia.
O Túnel está lá há meia dúzia de anos e tem sido um monte de problemas e de gastos. Ora se atulha ora se desatulha. Uma enorme confusão. Uma Vergonha.
Ao que parece não vai servir para nada. Mas, coisa de espantar, a Câmara mantêm no seu site oficial um texto descritivo de um "Estudo"(?) apresentado há uma dezena de anos no Centro Artístico Albicastrense, intitulado "Castelo Branco 2020".
Deve ser para Estraterrestres!
Inacreditável...
Tudo isto, quando já se premiou um novo P.P. e que já terá sido alvo de novas alterações (?).
Assim vai a Morolândia!
Carlos Vale