23/02/2011

As obras do sr. Morão/PS - A antiga estação dos CTT

O que se pretende fazer com o edifício dos CTT?

A antiga estação dos CTT foi comprada pela câmara municipal (quanto custou - alguém sabe?), foi recuperada pela câmara municipal (quanto custou - alguém sabe?) e ainda hoje não se sabe qual vai ser a sua utilidade.
No passado dia 19 foi aberta ao público com a inauguração de uma exposição de fotografia de um fotógrafo famoso, Jorge Molder, que, na minha modesta opinião, deve ser visitada. No entanto, considero que os trabalhos apresentados têm uma leitura algo difícil, especialmente para leigos. Aqui deixo algumas imagens para os interessados.











Contudo, este espaço, que é considerado "privilegiado para receber grandes acontecimentos" está recuperado há já alguns meses sem qualquer utilidade, sendo apenas, ao que consta, sede de um serviço criado para um amigo. O privilégio tem-se ficado por aqui.

Os dinheiros públicos têm de ter aplicações em obras ou actividades que tenham utilidade com carácter permanente. O presidente da câmara não pode e não deve fazer obras para satisfazer a sua vaidade e ficar à espera que o tempo resolva as "coisas" tal como ele diz: o espaço será utilizado quando calhar, isto é, segundo as suas palavras, retiradas de "Povo da Beira", "o objectivo que seja utilizado para aquilo que for necessário".


A câmara não pode construir, recuperar ou melhorar espaços culturais ou outros, sem saber o que fazer com eles. O "depois logo se vê" não é política correcta. Os tempos que correm exigem que os investimentos sejam criteriosos e produtivos. Não basta que sejam "emblemáticos", é preciso que sirvam os munícipes. Duas ou três actividades anuais não é suficiente, é preciso que haja uma programação adequada. E mais: não se podem construir mais espaços quando os que já existem não são devidamente utilizados. Há quem lhe chame "elefantes brancos".

7 comentários:

Carlos Vale disse...

Uma correcção: O Edifício não está recuperado há uns meses, mas sim há mais de dois anos.
Mais um exemplo de como se gerem os dinheiros dos cidadãos que pagam os impostos.
Carlos Vale

João de Sousa Teixeira disse...

Elefantes brancos ou cova (dos amigos) da onça, dá no mesmo...


Abraço
João

Anónimo disse...

Porque se gasta tanto dinheiro público nestes elefantes ? Os correios vão ser um museu?

Anónimo disse...

Li aqui http://www.reconquista.pt/pagina/edicao/138/8/noticia/13653
isto sobre a exposição:
Jorge Molder explica que os trabalhos retratam o épico do herói anónimo, que não tem as características que são atribuídas a um herói.
"A aventura dele é a aventura da vida, é a aventura de todos nós. Ele é o personagem que somos nós todos", referiu o autor na apresentação.
Vanda Guerreiro, a comissária da exposição, destacou a coragem de trazer uma exposição como esta a uma cidade do interior como Castelo Branco, afirmando que com esse passo se ajudou a destruir as barreiras que separam o litoral do interior.
Em relação ao espaço dos antigos CTT, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco explica que o mesmo não vai ter uma utilização específica.
"Vai ser um espaço polivalente, ligado à cultura ou a outras actividades que a câmara possa fazer", referiu Joaquim Morão.

Coragem, barreira, utilização, actividades?

Isto está lindo, está!

Anónimo disse...

Está lindo está.
A exposição é boa, mas está mal concebida.E, até tem uma Comissária. Que nome pomposo!
Pia mais fino...É a aventura dela. pelos vistos nada tem a ver com o "heroi anónimo"! A senhora Comissária, considera, "coragem" a decisão de trazer a exposição a uma cidade do interior como Castelo Branco.Somos uns sortudos! Considera, até, que esse passo, ajudou a destruir as barreiras que separam o litoral do interior.Deve ser por estas balelas que o interior está,cada vez,mais vazio e o litoral,cada vez, mais cheio.
Temos um espaço concluido há tanto tempo e só agora, teve utilização. Passa a ser um espaço polivalente para quando houver "coragem" para outras iniciativas.É a nova versão do novo-riquísmo,agora, em tempo de miséria.
Um Cidadão Pagante.

Carlos Vale disse...

Já fui ver a exposição. Tive pena de não poder ir à inauguração nem na conferencia.
Gostei das obras do autor.
Estou de acordo com algumas das opiniões dos comentaristas.
Tanto em relação ao espaço. Como à forma como foi feita a exposição. Três pisos, muitas divisões, cubículos, etc.
Há um pormenor que me surpreendeu:
As obras do artista, estavam fixadas nas paredes novas com pregos (!) em cima e fita auto-colante em baixo. Melhor dizendo, estavam pregadas em cima e coladas em baixo...
Os entendidos que sabem destas coisas que digam de sua justiça.
Carlos Vale

Anónimo disse...

http://www.cm-castelobranco.pt/galeria/


OS BOIS E O PALÁCIO

REPARA NA ÚLTIMA FOTOGRAFIA.