08/03/2011

O desfile carnavalesco de Castelo Branco

Como sempre a sátira social e política é o mote

Apesar do tempo chuvoso não ser muito convidativo à paródia e diversão, alguns foliões ainda conseguiram animar um pouco o "passeio verde" (nunca mais perco esta mania - porque será?).
Lá está a sátira política, bastante moderada, sendo a CRISE o motivo principal, mas sem que os "culpados" estejam devidamente identificados.
O Povo paga tudo (a quem?) e sofre e cala. Não reage.



Lá vem o BPN, mas não se diz que neste banco se enterraram cinco mil milhões de euros para o salvar. Foi nacionalizado (os prejuízos) e agora ninguém o quer. Claro o Povo que pague com os impostos, com o roubo nos salários, com a eliminação das prestações sociais, com o aumento dos preços, com o congelamento das reformas. É preciso apontar os culpados.

Mas o governo é o vírus. Então é preciso eliminá-lo.

As preocupações autárquicas também estiveram presentes. E lá estava o Presidente da Junta de Freguesia da Mata a comandar as hostes e a lembrar os problemas da sua freguesia.

E outros motivos e figuras. Mas soube a pouco. Castelo Branco e os albicastrenses mereciam um pouco mais. Compete à autarquia fazer por isso. Melhor cidade, melhor concelho é principalmente mais cultura, mais diversão, mais desporto, mais actividades viradas para as pessoas.

8 comentários:

Carlos Vale disse...

Toda a gente tem o direito de gozar períodos festivos do modo que entender. Quando era jovem, o Carnaval era uma festa de salão. Sendo o Carnaval em Portugal, ainda no Inverno, em tempo de frio e de chuva,como aconteceu este ano e,ainda pior,o ano passado,tentar impor um Carnaval à brasileira não faz sentido. Mas, se querem assim, paciência...
Já tinha alinhavado umas linhas para comentar quando dei com um escrito de Francisco José Viegas que ilustra exemplarmente o que penso, aqui vai:
"São uns corpos de branquelas enregeladas, á espera das dietas de abril e maio. E uns trejeitos pelintras de quem imagina o sambódromo com uma dependência de um baile de bombeiros. E um frio tremendo a bafejar os "foliões" que vão para a rua ver passar desfiles de maltrapilhos. E uns machões de ´tule & serpentina` mascarados de meretrizes.E umas senhoras a gritar "mamãe eu quero". E uns carros alegóricos com nariz de José Sócrates, disfarçados em cima de tratores enlameados. E uma imitação de alegria que a chuva arreda para o meio da tarde. E umas atrizes de novela à espera que tudo acabe para poderem arrecadar o modesto cheque. E neve no alto das serras, transformada em lama nas ruas cá em baixo. O "carnaval lusitano" é um dos nossos pequenos horrores periódicos".
E pronto,já gozei o meu Carnaval!
Carlos Vale

João de Sousa Teixeira disse...

O Carnaval não me diz nada, até porque há por aí muito Entrudo que nos faz a vida negra.
Penso que devia ser ao contrário: neste dia deveria ser obrigatório a certos figurões tirarem a máscara...

Abraço
João

Anónimo disse...

Foi muito mau. O modelo, o sítio, o júri da Câmara, esgotaram.O tempo não ajudou, mas ideias inovadoras não houve. Gostei dos pedidos ao sr. presiente para não se esquecer daquilo e do outro. Que bobagem

Anónimo disse...

Os três comentários anteriores retratam fielmente tudo o que se passou em Castelo Branco: muito pobre, com o sr. presidente a aparecer de gabardine dando a entender que está acima daquelas festas e que está apenas para lhe agradecerem a sua "generosidade" e para receber alguns pedidos que aceitará se gostar da forma do chapéu.
Em resumo: carnaval rasca de inverno a imitar o brasileiro de verão. Tal como diz João Teixeira: entrudos sem graça e mascarados enganosos.

O Chacal

Anónimo disse...

O Morão estava era mascarado: o Homem da gabardina. SINISTRO.
Que pena, não vai ficar com boa memória.
A pitonisa

Anónimo disse...

Já viram o estoicismo que é preciso ter para aguentar aquele tempo todo para debitar o seu carnavalesco discurso?
Ele,o outro edil e suas consortes. Consortes, que tiveram o azar de gramar o enfadonho corso.
Sentinela da Noite

Anónimo disse...

Concordo que tudo aquilo foi muito deprimente.Se não houve alegria no cortejo, muito menos a transmitiu para fora. Não dignificou Castelo Branco. Pessoas amigas que vieram de propósito ficaram completamente frustradas. Um desastre.
José do Telhado

Anónimo disse...

Carnaval?
Mais parecia um funeral.
Haja vergonha.
Gastar o nosso dinheiro assim...
E depois, querem poupar,
cortando a luz?
Às escuras, vamos ver
aumentar os assaltos!
Poupem nas avenças que têm.
Algumas, a pessoas com
reformas milionárias!
Também, nos boys!
Homem das Cavernas