09/05/2011

O FMI, a Troika, "o plano de ajuda" e o desastre


A troika nacional (PS/PSD/CDS) esgadanha-se a ver quem consegue agradar mais aos vampiros internacionais

As troikas (já toda a gente sabe quem são) e os troikos (podemos utilizá-lo para designar a comunicação social dominante) falam nas medidas, mas as consequências delas têm ficado esquecidas. Há, no entanto, duas consequências que são imediatas:
1 - A economia portuguesa vai entrar, ou já entrou, em recessão e a riqueza criada este ano de 2011 será inferior em 2% à do ano passado e em 2012 será novamente inferior em mais 2% à deste ano.
Serão 4% de diminuição do PIB (Produto Interno Bruto) em dois anos e a riqueza criada em 2012 estará ao nível de 2005. E falta saber se não continuará a decrescer.
2 - Claro que se a economia decresce, então só pode haver consequências negativas. Uma delas é que o desemprego vai aumentar até aos 13% em 2013 (dizem eles).
Mas o mais "interessante" da questão é que as troikas e os troikos dizem que a economia portuguesa começa a "recuperar" em 2013. Também era melhor que assim não fosse!!!
Primeiro afundam e depois basta uma pequena "melhoria" para começarem a gritar que estamos a recuperar.
Mas agora pergunto eu:
Para recuperar a economia é preciso primeiro enterrá-la? Como se pode recuperar uma economia provocando uma recessão? Ou os objectivos da agressão ao povo e ao país são outros?

Sem comentários: