15/05/2011

O que devemos chamar a isto?

Os fabricantes de sondagens começaram a atacar!

Já apareceram tantas sondagens que é quase impossível tirar conclusões plausíveis, mesmo para quem está habituado a analisar criticamente um texto, uma tabela, um gráfico,...

Parece que um dos objectivos dos fabricantes é instalar a confusão na mente do eleitor como forma de o condicionar, levando-o a votar no partido que eles querem que ganhe.

Por outro lado, o cidadão comum tem alguma dificuldade em concluir qual a validade de uma sondagem feita a uma amostra de pouco mais de mil eleitores, em que 48% não responderam; dos que responderam, mais de 25% não indicaram (não sabiam) em quem iam votar, ou seja, cerca de 60% dos inquiridos não tinha qualquer opinião. Então qual é a validade desta sondagem? Podemos perguntar mesmo: que honestidade têm os resultados obtidos nesta sondagem? Quando publicados não estão a enganar as pessoas? Não pretendem condicionar o voto das pessoas dando como válidos resultados obtidos com menos de 40% dos inquiridos, havendo ainda alguns que afirmaram votar em branco?

Algumas sondagens também são feitas através do telefone fixo. Como se podem considerar válidos, honestos, isentos, correctos os resultados obtidos, quando se sabe que uma percentagem elevadíssima de habitações não tem telefone fixo? Tem de haver obrigatoriamente desvios nas percentagens atribuídas aos diferentes partidos, tendo em atenção a classe social, situação económica, origem geográfica,...

Por outro lado, alguma da comunicação social dominante (ou rastejante?) só publica resultados de sondagens obtidos por três partidos com assento parlamentar. Os outros três não existem. Isto tem um nome: desonestidade, manipulação, vigarice,... e sei lá que mais.

Concluindo: as sondagens desta gente não valem um chavo e não podem nem devem ser levadas a sério. São demasiado desonestas.

1 comentário:

Carlos Vale disse...

As sondagens que têm sido divulgadas em toda a comunicação social têm um objectivo central, influenciar os eleitores e beneficiar o voto no "centrão".
Tentem saber quem são os os donos dessas empresas de sondagem...
Para mim não resulta.
Vou continuar a votar na CDU.
Carlos Vale