03/10/2012

Quando acorda o Povo Português?



Ontem, dia 2 de Outubro de 2012, li, no Público, uma crónica de um jornalista chamado José Vitor Malheiros, que terminava como segue e que não resisti a publicar neste blog para que os leitores a possam apreciar e reflectir sobre ela:

"O Governo de Pedro Passos Coelho está a dar mau nome à democracia. E o PSD, o CDS e o PS estão a dar mau nome aos partidos.
Vamos reparar só quando for tarde de mais?"


Vamos, por partes:
O actual governo, composto pelo PSD e CDS, tem posto em prática uma política, apresentada como inevitável, que foi "negociada" como todos sabemos com a Troika Internacional (FMI, BCE e UE) e que os portugueses só conheceram  depois de imposta e para a qual "não foram tidos nem achados".

O último episódio  tem a ver com as medidas "encontradas" para obter o mesmo efeito (empobrecimento deliberado de quem trabalha) que a celebérrima Taxa Social Única (TSU), que pretendia roubar aos trabalhadores para dar ao patronato. As já célebres medidas que pretendem obter, pelo menos, o mesmo efeito da derrotada TSU, foram, primeiro, APROVADAS, pela Comissão Europeia (e falta saber se não também pelo FMI e BCE), transformando Portugal numa colónia, protectorado,... e os portugueses servos dos alemães, franceses,...e que já não têm o direito de dirigir a sua CASA. Quem nos conduziu a isto foi um senhor chamado Passos Coelho. Onde andas democracia?

Desde há cerca de trinta e oito anos (38), os chamados "partidos do arco do poder" têm sido o PS, o PSD e o CDS, fazendo uma política completamente diferente quando estão no poder (que procuram atingir sem olhar às mentiras que "vendem") da que apregoam quando estão na oposição (mentem descaradamente). Vejamos um exemplo ou dois:
- "O líder do PSD acusou hoje o Governo de «deslealdade e falta de respeito pelo país» por ter ocultado as medidas que estava a negociar com Bruxelas, considerando que isso põe em causa a confiança dos portugueses no executivo. - Sol em 15 de Março de 2011"- que me perdõe Carlos Castela, mas fui buscar esta citação ao seu Facebook. 

Em 15 de Março de 2011 o actual primeiro ministro acusava o governo da altura daquilo que ele está a fazer hoje. Isto tem nome: Falta de carácter, mentira como forma de vida, engano deliberado,...

- O PS, que  sempre tem apoiado as medidas da Troika, com o argumento balofo de que é um partido responsável, como se não houvesse alternativa às medidas que são impostas aos portugueses, perante a roubalheira que se pretendia fazer com a TSU, ameaçou com uma moção de censura se as medidas fossem adiante, como se o problema fosse apenas a TSU e não toda a política de agressão e esbulho que a Troika tem imposto ao povo português.

Mas, como é um partido responsável, perante o recuo do governo derrotado pela INDIGNAÇÃO do povo, manifestado nas ruas, o PS também deixou cair a ameaça da moção de censura.

Mais do que isso fez o PS. Perante as moções de censura do PCP e do BE, que vão ser discutidas e votadas amanhã na AR, decidiu a Comissão Política do PS que o seu grupo parlamentar irá abster-se na votação. Esta posição não é mais do que puro oportunismo, porque ainda não tiveram a coragem de assumir que estão de acordo com a política prosseguida pelos coveiros do nosso desgraçado país.

Daí que se impõe a pergunta de José Vitor Malheiros sobre aqueles partidos:   
Vamos reparar só quando for tarde de mais?"

1 comentário: