25/01/2009

As "pérolas" das obras do sr. Morão - "os pinocos"

Quem passar pelas ruas centrais da cidade em volta da sé catedral poderá ficar surpreendido e fará uma pergunta: porque é que a câmara e o presidente estão a mandar colocar "pinocos" em tudo que é rua? Plantam-se mais "pinocos" do que árvores, ou melhor, plantam -se "pinocos" e as árvores arrancam-se.
Não gosto de "pinocos". Esteticamente são horríveis e nem sequer têm utilidade. Há talvez pessoas para quem tudo o que tem sido feito na cidade é "bonito". Talvez fosse bom que pensassem um pouco: modernizar uma cidade não significa adulterar ou destruir tudo o que é genuíno, característico, identificador ou pitoresco. É isso que tem sido feito.
Agora vêm os "pinocos". Para que servem?Parece-me que ninguém consegue encontrar utilidade nos "pinocos" colocados nos locais que as fotos documentam. Nem mesmo quem gosta de "pinocos"consegue descobrir a utilidade e a "beleza" dos que foram colocados, por exemplo, em frente da sé.
Mas vejamos mais alguns exemplos. Talvez consigamos descobrir algo interessante.
Pois é. Se procurarmos bem encontramos uma utilidade para os "pinocos". O sr. Morão está a tratar de nós, mas há sempre uns mal agradecidos. Ele quer é proteger os peões dos carros. Não, não é isso. Quando havia passeios normais não eram precisos "pinocos" e eu não me lembro de peões atropelados em cima dos passeios.
É outra coisa. As ruas onde foram colocados tiveram sempre estacionamento de um dos lados. Mas, agora, os lugares de estacionamento ficaram reduzidos a meia dúzia. É isso mesmo. O sr. Morão tirou um coelho da cartola: proíbe o estacionamento à superfície e o Zé tem de ir para os parques de estacionamento a pagar. Grande Morão. Assim ganha uns cobres para a câmara e ninguém pode dizer que os "seus" parques subterrâneos estão vazios e gastou dinheiro inutilmente. Boa! O homem é um génio!

4 comentários:

Anónimo disse...

Esteticamente poderão ser discutíveis. Porém, se costuma andar a pé, não é possível que não se tenha nunca sentido obrigado a circular na via devido a carros que galgam os passeios, e ai estacionam. Para pessoas com mobilidade condicionada é ainda mais penoso.

Anónimo disse...

Este Morão é uma nódoa perigosa e hipoteca a cidade
vai-se embora daqui a 4 anos e a cidade ?
onde está a oposição e a alternativa?

Anónimo disse...

Caro Anónimo, quero lembrar-lhe que este ano de 2009 vai haver eleições para as Autarquias e o Sr. Joaquim Morão só continua como presidente mais quatro anos se o povo de Castelo Branco votar nele. Os Albicastrenses têm de abrir os olhos.
A Oposição existe e tem propostas. A CDU já teve na Câmara um vereador no início da década de 80 que criou um estilo que levou a população do Concelho a conhecer os seus problemas e a dar a sua opinião.
Hoje, a CDU tem um deputado na Assembleia Municipal que em todas as sessões (são 5 ordinárias por ano) apresenta propostas e toma posições sobre toda a gestão camarária. Infelizmente a comunicação social "esquece-se" de relatar essas intervenções. Daí que a maior parte dos Albicastrenses não conheçam as propostas da CDU. Mas este blog representa, de certo modo, as posições e as propostas dos militantes e activistas do PCP, dos Verdes e independentes integrados na CDU.
Cumprimentos
Paco

Anónimo disse...

Olá a todos!

1º os "pinocos" são necessários para os "BURROS" não estacionarem em cima dos passeios e dificultar aos idosos e aos deficiente locais de passagem!

2º só mentes pequenas é que não reparam que são necessários mais "MOURÕES" para se ver obra no interior do país!

3º A CDU promete pq NUNCA SERÀ GOVERNO... NOMEADAMENTE os VERDES pq verdes só de nome e os independentes depende do "cheiro"..

Viva JOAQUIM MOURÃO!

Carlos Mendes