16/01/2009

Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos da Câmara Municipal

Alguns dos leitores do voo do falcão têm feito perguntas sobre o orçamento da câmara municipal para 2009.
Normalmente tenho a preocupação de obter informações, especialmente sobre receitas e despesas e investimentos. Como a câmara mantem uma página na internet, procurei lá informações.
Surpresa!
O último ano que a nossa exma. câmara teve a preocupação de informar os munícipes acerca dos seus investimentos e contas foi...2005. Quanto aos anos anteriores, nada! Quanto aos anos seguintes, NADA! Conclusão: os munícipes de Castelo Branco não têm nada a ver com os orçamentos e contas da câmara. Metem o votozinho de 4 em 4 anos e basta de democracia. O sr. presidente Morão e sus muchachos está lá para velar por eles (munícipes) e chega. Não têm que saber mais nada. Basta que ele saiba.
No entanto, de vez em quando aparecem umas almas que têm o difícil feitio de terem opinião acerca de TUDO e lá vão dando opiniões e fazendo perguntas. É assim que o autor deste blog pode prestar as seguintes informações:

RECEITAS............................................ 66 318 411 euros
DESPESAS............................................ 66 318 411 euros

É um montante inferior ao de 2008 em cerca de 3 000 000 euros. Mais importante do que os montantes envolvidos é a capacidade da câmara para cumprir o orçamento e as grandes opções. O cumprimento de 2007 (ainda não se sabe o de 2008) foi de cerca de 50%. Há obras que são incluídas no orçamento apenas para agradar aos presidentes de junta, ou para fazer propaganda das obras que estão no plano de actividades, mas que acabam por não se fazerem. Há, no passado muitos casos (O alargamento do cemitério de Castelo Branco andou no orçamento mais de 10 anos e a obra nunca mais se fazia).
Houve alguém que pretendia informações sobre cultura.

DESPESA
  • SERVIÇOS CULTURAIS, RECREATIVOS e RELIGIOSO-CULTURAIS...1 515 426 euros
Em termos de percentagem é cerca de 2,3% em relação ao total da despesa e de 3,1% em relação ao total da despesa de capital que é de 48 252 486 euros.
É uma ninharia.
Incluída neste valor está uma verba de 250 000 euros para a CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA.
Esta parece ser uma daquelas verbas para dizerem que estão preocupados com a cultura.
Voltaremos mais tarde a falar destes documentos e dos Serviços Municipalizados.

1 comentário:

Stalker disse...

Obrigado pelas informações. Já tinha procurado no sítio da Câmara Municipal, sem sucesso.
Sobre a cultura era o que estava à espera. Os 250 mil do Centro de Cultura Contemporânea só mostram que não deve ser para iniciar este ano, tal como não o foi no ano passado.