09/06/2009

Património municipal

Num texto publicado esta semana pelo jornal Reconquista, o nosso conterrâneo Arnel Afonso alerta para o perigo de desaparecimento de património espalhado por todo o distrito e do qual não se conhece a localização e a sua constituição.
Estou totalmente de acordo com ele. É preciso que se faça rapidamente "um levantamento exaustivo de todo esse rico património, muito dele existente em quintas e que nos passa despercebido, e o mesmo seja arrolado."
Mas também é preciso que o património existente seja conservado, melhorado, dignificado. Existem na cidade de Castelo Branco alguns chafarizes que parecem ter sido esquecidos pelo poder autárquico. Basta ver o estado em que se encontram:

Chafariz de São Marcos










As fotos que se seguem apresentam o estado de abandono (não tem outro nome) em que se encontra um outro chafariz do século XIX:


6 comentários:

Anónimo disse...

Quem mandou aper os arcos foi o sr. arquitecto Afonso. esreve anos e anos a mamar do Estado enquanto chefe (mau) do Igespar. Agora limpou as maãos das responsabilidADES e diz que anda a encontrar património judaico.
Um caso de loucura?
Não mais ignorantes são quem lhe faz caso.

Joaquim Baptista disse...

O chafariz da Graça é do século XVI. A data que lá tem corresponde a um restauro

Paco disse...

Obrigado ao Joaquim Baptista pelo esclarecimento. Não sou especialista na matéria, mas o que afirma torna ainda mais importante a necessidade de uma intervenção no sentido da sua preservação e dignificação.

Cumprimentos

Paco

Anónimo disse...

Quando interessa não edita?

Paco disse...

Amigo anónimo
Eu edito sempre os comentários desde que não ofendam as pessoas e utilizem uma linguagem cuidada. É sempre importante a opinião dos leitores e especialmente dos albicastrenses. Mas também é fundamental que os "comentaristas" fundamentem as suas afirmações e se identifiquem, porque assim estou a "falar" com uma pessoa da qual nem sequer sei o nome.
De qualquer obrigado pela sua opinião e espero que continue a participar com os seus comentários.
Cumprimentos
Paco

Anónimo disse...

Boam lição democrática. Bem haja. Infelizmente não nos podemos identificar.