11/06/2009

Polis XXI - a propaganda

O jornal Reconquista, que parece ser o órgão oficial do sr. Morão, publicou esta semana um texto propagandístico sobre os 11 milhões de euros que o Governo vai disponibilizar para intervenções na cidade até 2012. Afirma-se nessa peça que o "município de Castelo Branco recebeu luz verde para continuar a mudar a face da cidade". Salvo seja!!!! Pelos exemplos que já temos é preciso cuidado com os autores e com os arautos.
Estes, coitados, nem sequer têm "gosto" e muito menos sentido crítico para saberem o que está bem ou está mal. Existem apenas para serem os "cestinhas de mão" ou a "voz do dono". Alguém que lhes perdoe.
Aqueles são mais perigosos, porque tudo sabem e não sabem nada. Fazem que ouvem: encontram como por acaso as pessoas, conversam com elas, perguntam o que é que acham sobre "esta obra", recebem uma resposta educada e decidem porque já ouviram a opinião dos "outros". Pensam que não é assim? O quê? Fazer uma reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa Polis para ouvir opiniões? Devem estar loucos? Fazer reuniões públicas com especialistas e com os munícipes para discutir o projecto de "Requalificação Urbanística da Envolvente à Estação Ferroviária", que vai custar uma verba significativa - 4 200 000 euros? Já ouviram falar de discussão pública?


E a Assembleia Municipal não tem uma palavra a dizer? Penso que todos os projectos deste Polis XIX devem ser analisados e aprovados um a um, para evitar o que todos conhecem: os remendos e as asneiras.
São referidos dois projectos que podem ser importantes, mas depende do que se quer fazer com eles:
- Requalificação Urbanística e Valorização Paisagística do Espaço Público do Centro Histórico - 2 000 000 euros
  • Qual é o conteúdo deste projecto? Refere-se apenas ao espaço público, como diz no título, ou envolve também habitações privadas?
  • O que é valorização paisagística? Refere-se à subversão das características identitárias das ruas, das casas, dos sítios, sob o pretexto da modernização? Como exemplo do que não deve ser feito já temos o "Miradouro de S.Gens".
  • E requalificação urbanística, o que é? É apenas o "invólucro" ou também tem a ver com o interior? Pretende-se melhorar as condições de habitabilidade das casas apoiando os proprietários a efectuar obras ou eles que se desenrasquem?
Como se vê há muitas perguntas que só têm resposta se se conhecerem os projectos. Além disso há muitas propostas. A maior parte das vezes são os cidadãos que têm as melhores propostas e opiniões. É preciso é ouvi-los.

- Requalificação Urbanística e Valorização Paisagística do Espaço Público do Centro Cívico
O que é isto? Então o centro cívico vai continuar a ser intervencionado? E o Centro de Cultura Contemporânea não é contemplado?

Continuam a insistir numa coisa a que chamam museu do brinquedo. A que propósito, um museu
do brinquedo? Há tradição no fabrico de brinquedos em Castelo Branco? Há colecções de brinquedos importantes que vão ser ofertadas ao possível museu? Gostaria de conhecer estas respostas e outras e também a opinião das pessoas. Tem de haver bom senso. Não se constrói um museu só porque alguém se lembrou de é era "giro haver um museu do brinquedo em Castelo Branco". Brincamos!?
Voltaremos a este assunto.

11 comentários:

Carlos Vale disse...

Completamente de acordo. Mais uma vez avançou-se para projectos sem ouvir ninguém. Os albicastrenses têm direito a participar no que vai ser a sua cidade.São várias as vozes a reclamamar a partipação dos cidadãos e eu já o disse muitas vezes e de diversas formas.
Em relação aos 11 milhões de euros, é útil dizer-se que o "Reconquista" já anunciou a mesma notícia em diferentes datas e em pouco mais de um mês, sempre na 1ª página. É obra!
Em ano eleitoral,como é o que está em curso,devia haver algum cuidado,senão as "regras do jogo" ficam(estão)viciadas...
Como se sabe,há noticias sobre obras que já foram "1ªPáginas" vezes sem conta(têm anos)e, ainda hoje estão por concretizar...
Mas preencheram "tempos de antena" eleitorais! Foram meras promessas.
Será preciso uma lista?
A insatisfação dos leitores é um facto. Há pessoas a dizer que já chamaram a atenção, sem que haja qualquer resultado.
Mas, entretanto, a propaganda eleitoral vai sendo feita!
Será justo?
Carlos Vale

João Teixeira disse...

Uma vez falámos sobre o assunto e a ideia ficou-me cá a dançar durante uns tempos. Parecia coisa de brincar... Desde a azeitona ao traje, do folclore ao azeite, há tanta coisa para mostrar aos vindouros, para preservar!!!
Quando ao comentário anterior, que subscrevo porque também faz parte das minhas preocupações, o que o Carlos diz não é brincadeira, não, ou então é o primeiro brinquedo para o museu: "O Rapa"
Abraço
João

Anónimo disse...

Epa vesse mesmo que quem escreve nestes blogs apenas tem como objectivo criticas sem qualquer nexo pois quando se fala ai na requalificação do centro civico e quem escreve vem a dizer "e o CCCB será contemplado???", Esta pergunta só demontra um desconhecimento BRUTAl da realidade da Cidade pois caso conhecesse saberia que essa intevenção no centro civico será para a contrução do CCCB como tem vindo a ser anunciado.

Quanto ao que se diz ai em cima sobra estação só vem confirmar o que já disse em cima desconhecimento BRUTAL da realidade albicastrensse.
Tanto foi a discussão publica que ate se aceitarm projectos de pessoas individuais e já agora quanto a min nem devia haver discussão publica pois só se atrasam as obras com essas tretas como está a acontecer com a estação.

Este Blog só demontra um puro desconhecimento da Cidade de Castelo Branco atrevo-mo ate a perguntar será que quem escreve vive em Castelo Branco????????

Anónimo disse...

já agora depois de por aqui tantos comentarios gostaria que ficasse aki o link para um forum onde se discutem obras da cidade e de toda a Beira Inteior para quem não conhece.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=547880

José Matos disse...

Este vem armar aos tordos fora de época. Porque quem assim escreve é que de facto, desconhece a cidade, além de pouco nível vem apenas a cantar loas.
Dizer:"não deve haver discussão pública, pois só atrasam as obras", revela logo, que tipo de propostas defende, se é que tem algumas,porque qualquer técnico com o minímo de formação, não ousaria dizer tal barbaridade.
É olhar para para as recente obras e para os remendos constantes já feitos.Basta olhar para a forma leviana como trataram o edifício da PT. Problemas que nunca mais acabam.Projectos? até agora ninguém os viu, a não ser quem está na Câmara,apesar da promessa de apresentação que foi feita.
Quando fala de obras na Estação, deve ser mais concreto. Senão, são só bitaites. Ou interesses...
José Matos

Anónimo disse...

Realmente na questão do edificio da PT tou de acordo com tal facto de o edificio estar uma vergonha agora no resto das obras temos de ser sinceros e perceber que para que o estracionamento subterraneo existisse as arvores teriam de ser postas um pouco de parte agora que as obras têm melhorado o aspecto de certos locais isso é indiscutivel. Quanto a min o remendos de que se fala são meras adaptações necessarias para uma integração correcta Agora o edificio da Pt mais valia ter vindo a abixo pois o que fizeram foi piora-lo nisso é verdade.

Carlos Vale disse...

O Sr. José Matos,(não sei quem é) na minha opinião,agarrou bem, os pontos centrais que o anónimo colocou.
Por um lado,porque o anónimo acusa quem tomou opinião diferente da sua,de não conhecerem a cidade,que é uma enorme leviandade,eivada de um pretensiosismo absurdo, senão mesmo pateta...Considerando,que entre os que tomaram posição, se encontram pessoas com experiência autárquica,que são ou já foram vereadores,deputados municipais, engenheiros,arquitectos,sociólogos técnicos de planeamento,exercendo uma boa uma parte delas,actividade em Escolas de diversos graus de ensino,incluindo o universitário e o superior,ainda mais se justifica a indignação.
Depois,tal como aponta o Sr Matos, aquela tirada de "não deve haver discussão pública,pois só atrasa as obras" é de um infelicidade a toda a prova.
Ainda a semana passada num artigo que publiquei no Povo da Beira, citei o Arquitecto Manuel Salgado, que é vereador na câmara d Lisboa, que defende "como determinante, o envolvimento dos cidadãos na elaboração e discussão pública dos instrumentos de planificação, incluindo os PDMs". Acrescentando "que governar uma cidade é gerir conflitos".
Acontece, que a melhor marca em planeamento deixada na cidade deu-se quando da discussão do Plano Estratégico de C.Branco com a participação interessada e cívica da sociedade civil.Basta consultar o próprio do documento,está lá registado pelos autores,Arq. Bruno Soares e Eng.Oliveira das Neves.
Considerando que estas pessoas, com intervenção e prática em grandes obras,são pessoas, embora falíveis, com provas dadas, melhor se entende porque defendem que a melhor forma, de as pessoas se integrarem nos projectos e no dia-a-dia é participarem neles activamente, o que demonstra a boçalidade do opinião do anónimo.
O ignorante aqui é o anónimo.
A não ser que, além do mais, haja interesses do próprio: Então,está tudo dito e explicado.
Melhor seria, nem abrir a boca...
Carlos Vale

Anónimo disse...

Quando eu falei no desconhecimento foi quanto a questão de onde o dinheiro ia ser aplicado do polis 21 como é obvio eu acho que quando se fala em requalificação do centro civico toda a gente sabe o que la falta e tem sido anunciado o CCCB o mesmo se aplica a zona da estação pois quem escreve parece desconhecer a existencia de um concursso aberto a todos para apresentação de projectos e como ficou demosntrado com esse concursso as obras já vão atrasadas e a rodoviaria continua no mesmo sitio!!!Que benificio pode trazer esse atraso???

Carlos Vale disse...

"Toda a gente sabe o que lá falta".
Tem a certeza disso?
Nem os autarcas sabem, quanto mais toda a gente...Os deputados municipais estão fartinhos de perguntar. Das poucas vezes que lhes responderam, informaram de um concurso de ideias, que seriam apresentadas, o que nunca mais aconteceu. Apenas se sabe que apareceram dez. Alguém sabe o resultado do concurso? Já foi divulgado algo?
Está enganado,não era o autor do Blog que mostrava desconhecimento do caso.Errou o alvo.Era o senhor.
Quanto ao Centro de Transportes: Então, não se lembra que foi aprovado um PP e até datas para o começo das obras? O desenho veio publicado no jornais,sem que se passasse "cartucho" aos cidadãos!
Só depois é que verificaram que o Projecto apresentava soluções caríssimas, devido aos exagerados consumos de energia e por diversas razões, entre as quais estava o excesso de passadeiras e escadas rolantes. Que havia problemas de mobilidade com as mesmas além de outras anomalias.
Sabe que o Projecto, além de uma passagem aérea tinha um mini-túnel já construído pela Refer, que antes era para ser rodoviário e neste caso, passaria a ser pedonal?
Sabe que esse túnel apresentava dificiências de estrutura e chegou a entrar em obras para reforço e que hoje está coberto de terra?
Nada se sabendo quais as razões. Até à data nada foi informado, nem pela Refer nem pela câmara.
Sabe quantos projectos já houve para o C.Transportes? Muitos...
Quanto ao CCCB:
Ó "alminha de deus", o CCCB fazia parte do antigo Pólis e se lá não está,foi porque a administração do Pólis presidida pelo presidente da cãmara não o construiu. Alguma vez se pode atribuir a culpa à demora dos Planos, então,neste caso,até havia.Deixemo-nos se subterfúgios. O que faltou foi capacidade.
E,não se culpem só os que já se foram embora. É fácil,mas é feio...
Sabe que as contas do Pólis ainda não foram apresentadas? Se sabe, devia dizer alguma coisa...
Depois do Pólis, o CCCB voltou aos jornais e foi apresentado com novas roupagens, passar-se-ia a chamar Centro Cultural Maria João Pires. Mudam-se os tempos,mudam-se as vontades.Vá-se lá saber o porquê de todas estas facetas...
Olhe,seria muito longo,entrar em mais pormenores.Mas posso-lhe dizer que os impasses não se devem por haver excesso de informação. É precisamente o contrário,a falta dela.
Para hoje, já é suficiente.
Ao dispor.
Carlos Vale

Anónimo disse...

Que eu saiba para a zona do CCCB sempre foi espaço reservado para a sua construção e que toda a gente saiba é a unica obra que faz falta ao centro civico e se não foi construido foi por falta de fundos que agora já estão disponibilizados.

Quanto ao concursso de ideias parece concordar comigo discussões publicas só atrsam os processos de construção pois ainda não se sabe quem ganhou e parece ir se alongar mais algum tempo essa decisão, se se tivesse construido mais em vez de se perguntar o que fazer já podiasmos ter uma nova rodoviaria.

Quanto ao novo nome que ai apresenta para o CCCB nunca tal tinha ouvido e do novo projecto apresentado as alterações são poucas ou nehumas que quanto amin nem será uma obra emblematica para a cidade e para toda a região e não sou só eu que o digo!!!!

Carlos Vale disse...

Sabe, a discussão vai longa mas, ainda dá pano para mangas.Mas ao mesmo tempo, eu que dou o nome, como sempre faço, custa-me estar a trocar um diálogo com alguém que não o dá. Mas...Vamos lá.
Pois é, se for ao arquivo do Reconquista, Gazeta,Povo da Beira ou da Biblioteca, encontra as noticias sobre o CCCB e o "novo" nome (na altura) com imagens simuladas do projecto,aonde se vê o nome que a própria noticia dá conta. Ou então, como tem boas relações com a câmara, solicite o projecto e vai ver que tenho razão.
Sim, é certo que foi por falta de fundos,mas o Pólis contemplava a obra do CCCB.O dinheiro esfumou-se Os homens da Parque Expo cobravam bem...e por isso não chegou. Mas,volto a lembrar,as contas do Pólis continuam por apresentar.E nós,que pagamos,não sabemos nada. Diz bem, projecto já havia,espaço estava reservado,as verbas foram "agora" disponibilizadas. Então,está provado,que o atraso não se deve a qualquer discussão.
Quanto ao Centro de Transportes,
não, não estamos de acordo. Os projectos já foram apreciados e há um que ganhou.(e há muito tempo)
Se ainda não foi divulgado, saiba porquê,aliás, foi prometido.
O atraso não se deve à falta de projectos.Deve-se à indecisão do presidente e de outros problemas relacionados com o local exacto e com aspectos legais e burocráticos dos terrenos envolventes,ainda não libertos,por terem proprietários e por outros pormenores.
Desde de logo, entendi a sua azia à democracia participativa.
No seu entender, para decidir há os "iluminados".Sabem tudo...e, nunca falham! Basta olhar para o País...Vá, veja a obra dos grandes iluminados...Olhe para o Mundo e veja no que deu a acção de outros grandes iluminados...
Arranje outras desculpas.Não há atraso nenhum por questões de discussão pública. Muito simples.
É que não houve qualquer discussão pública. Assim,a razão é outra...
Então, pergunto eu: Em 12 anos de mandatos, porque é que não foram apresentados, nem o Plano Director Municipal, nem Plano Geral de Urbanização, conforme obrigam as leis e foram prometidos nas campanhas, pelo presidente?
São instrumentos obrigatórios, de discussão pública,igualmente, obrigatória. Vá, veja lá se descortina, porquê...
Sabe o País tem leis. Tem uma, que é a mãe de todas as leis e chama-se Constituição da República e o que tenho estado a dizer está lá tudo.
"Nem será uma obra emblemática", diz no final. Ora, aqui está um aspecto que nos aproxima.Sim,há mais quem o diga. Então,alguém não esteve atento ás vozes.Está a ver, está ver... Quem é responsável?
Carlos Vale