04/06/2009

Porquê votar CDU?

A candidata da CDU- Dulce Pinheiro - Professora - ao parlamento europeu, representante do distrito de Castelo Branco, enviou-me o texto que segue que justifica a importância de votar CDU no dia 7 de Junho. Com a devida autorização estou a publicá-lo.
Ao contrário do que algumas "vacas sagradas" andam a defender (propõem o voto em branco como forma de penalizar os partidos, afirmando que são todos iguais. Não são não. Iguais são aqueles partidos (PSD, PS, CDS) em que eles sempre votaram e que já andam a enganar o povo português há mais de 34 anos), o voto afirmativo, positivo, da mudança, o voto para uma vida melhor é o voto na CDU.

Não! não são todos iguais. Nem todas…

Há quem propague a ideia de que são todos iguais e esse discurso fez caminho…Há quem repita que a CDU faz parte do passado e que há outras alternativas à esquerda mais modernas e atraentes. Felizmente, que somos, de vez em quando, surpreendidos com dados na imprensa que provam o contrário. Creio que nos servem para legitimar mais alto a nossa bandeira. No domingo passado, um trabalho da jornalista Isabel Arriaga e Cunha, no Público, levou-nos a olhar para o produto do trabalho desenvolvido no PE pelos deputados portugueses. Não foi surpresa constatar que no panorama nacional os dois deputados da CDU foram quem mais relatórios apresentou, mais perguntas parlamentares fez, e mais intervenções produziu nos debates parlamentares, revelando uma extraordinária competência, capacidade e brilho, aliás por todos reconhecidos, naquele quadro de funcionamento complexo, como confere a própria jornalista. Surpresa foi a tão fraca participação de outros. Referimo-nos concretamente ao deputado do BE. A tal "vivacidade" e "modernidade" que alguns lhe atribuem, não se revelaram lá no PE. O deputado do BE não só não procurou respostas aos múltiplos problemas que esta política europeia provocou, como não demonstrou essa tão apregoada maturidade para fazer da política uma actividade em prol do País. Não há que hesitar, as provas aí estão! Não são nada todos iguais… Assim como nem todas as mulheres, só porque o são, são iguais. Assumem políticas e objectivos bem diferentes. O voto na CDU serve para as mulheres reafirmarem a sua confiança num projecto que resulta da luta por uma política de respeito por Abril e da denúncia das políticas do PS que, entre outras malfeitorias, vulnerabilizaram a condição das mulheres, agravando mesmo as discriminações salariais e as segregações profissionais.
O voto das mulheres na CDU é o voto na combatividade pela igualdade de direitos e oportunidades, pela emancipação das mulheres no plano social, económico, cultural e político, o nosso sonho de sempre. Como se sabe é uma luta que vai durar e que exige mulheres e homens corajosos e ligados à vida, combativos e persistentes. Votar na CDU é também o voto do reconhecimento na força dos seus deputados que têm sabido energicamente e criativamente fazer do parlamento europeu uma tribuna de acção pela efectivação dos direitos das mulheres portuguesas e pela dignificação do seu estatuto de igualdade na vida familiar e social, na vida económica e política. Assegurar que os votos da CDU não faltem é reconhecer a actualidade e a necessidade da CDU, como um projecto contínuo de intervenção e acção, com um programa alternativo, com as pessoas capazes de provocar a alteração que o País precisa.
Com a experiência que temos, não poderá ser o desalento a desmobilizar-nos. Votar na CDU é mostrar, de novo, que este projecto, que é popular e não populista, vale a pena. Há que dizer, mais alto, que a CDU constrói e inova porque radica a sua política numa incessante experiência de um colectivo inserido nos mundos a que cada um está ligado, que cada uma e cada uma vive e sente, com a maior intensidade e entusiasmo.

Regina Marques - Jun 03, 2009

No dia 7 de Junho só há um voto para uma outra política: é na CDU!


4 comentários:

Anónimo disse...

Ai se dependesse do meu voto!...

Abraço
João

Anónimo disse...

Será que a quantidade é qualidade? Esta na hora..,

Anónimo disse...

Vale sempre a pena votar CDU

Mário

Anónimo disse...

:D :P esta na hora