22/05/2011

Feira Medieval de Castelo Branco!!!

Segundo os organizadores a feira pretendia ser um conjunto de
"Viagens na história medieval de Castelo Branco, com o objectivo de dar a conhecer ao público, residente e visitante, carac
terísticas de um mercado medieval."
Fizemos uma visita e tirámos algumas fotos, falámos com alguns dos participantes. Foi um chorrilho de queixas:
- Para quem tinha vindo para fazer comércio foi um fiasco. Houve quem dissesse que em três dias vendeu apenas produtos no valor total de 15 (quinze) euros.
- Também afirmaram que a divulgação/publicidade foi mal feita. A maior parte dos albicastrenses desconhecia a sua realização.
- Não houve apoio das entidades para a dinamização da feira, nomeadamente o apoio e/ou organização no transporte dos visitantes.











Ainda segundo os participantes, a realização destes eventos pode ser interessante e serem bons dinamizadores da cultura, comércio e turismo locais, mas têm de ser devidamente apoiados, sob pena de serem "abandonados" e "esquecidos". Não basta montar meia dúzia de "barracas" e agora desunhem-se.

25 comentários:

João de Sousa Teixeira disse...

"Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão?!"
É um anexim conhecido, mas serve para dizer, pelo que vejo nas fotos, que isto foi copiado.
Ou se tem tradição e empenho, dinamização e gosto ou não vale a pena copiar. É batota!
Abraço
João

Anónimo disse...

Uma vergonha para o Turismo e para a imagem da nossa cidade.Há que apurar responsabilidades para este fiasco cultural e económico.

Anónimo disse...

As imagens ilustram bem aquilo que eu suspeitava... Pão e circo... é por isso que já nem vou quando recebo convites para esse tipo de "eventos Culturais"

Péssimo serviço à história e ao turismo da cidade; à cultura da Beira Baixa e ao bolso dos contribuintes.

VERGONHA!!!!

cubfh

Isaco disse...

Por norma, acho estas feiras uma pirosada que desde há uns tempos entraram na moda no nosso País. Penso que há outras maneiras de reactivar a história, sem ser com estas macacadas. Esta, pelas fotografias que vi, deve ter raiado o interior da pimbalhice.

Anónimo disse...

A Desertificação da Beira deve-se, em grande medida, a estas iniciativas feitas em cima do joelho pelo "PATO BRAVO" que temendo os efeitos das eleições vai ludibriando os Albicastrenses com verdadeiras pérolas do horror. Temo cada vez mais pela imagem que espelhamos aos Turistas que já lamuriam em blogues estrangeiros sobre a nossa Abominável e Dantesca originalidade destas palhaçadas mediavais que são "Lixo" (e não estou a ofender ninguém!) Mas há muito mais que o executivo liderado pelo Faraó Mourão nos anda a esconder...

A todos desejo BEM-HAJA!

Anónimo disse...

Pelo que vejo em Castelo Branco continua-se a criticar por se fazer e por não se fazer...

Anónimo disse...

Mais os senhores ditos templários e templárias.Os da élite... Como não governam, brincam.
Quanto é que isto custa aos nossos bolsos?

Rui Fonseca disse...

AO sr. Anónimo -> Ofende sim, porque eu fui convidado a participar e participei com o meu equipamento, com o meu conhecimento com os meus colegas e com a minha organização para colaborar com a associação que organizou este evento.

Aos restantes Srs e Srªs, a vossa opinião não me parece preocupante uma vez que como está bem explicito, nenhum destes comentadores sequer foi ver o evento e opina apenas pelo que vê nas fotos! Infelismente dá-se muita importância a opiniões negativas e nunca se tenta ver o outro lado. Neste caso, o outro lado foi que a organização do evento e muitas das actividades foram feitos por estudantes e jovens da associação que organizou. É mesquinho pedir-se muito mais de gente jovem sem grande experiência, mas como em todo o lado neste país, está-se sempre a deitar abaixo os esforços dos jovens em vez de se gastar forças a melhorá-los. Eu estive lá e ajudei o melhor que pude. E diverti-me a fazê-lo.
Depois, é ridículo medir o sucesso de um evento histórico pela rentabilidade dos comerciantes que lá estão. Eventos históricos existem para fazer passar cultura e desmistificar o passado. Não para que haja lucro para o burgês. No entanto, se as duas coisas puderem coexistir saudavelmente, não serei eu a criticá-lo.
Mas palhaçada? Cópia? Isso gostava eu de ver argumentado e provado...

Anónimo disse...

Deixai vir a mim as criancinhas... Essa da desculpa dos jovens já é velha.

Contudo, este jovem diz " é ridículo medir o sucesso de um evento histórico pela rentabilidade dos comerciantes que lá estão. Eventos históricos existem para fazer passar cultura e desmistificar o passado. Não para que haja lucro para o burgês."

Mas aquilo não era uma feira histórica?
Se calhar como era medieval não entrava a burguesia, já que nesses tempos a sociedade era tripartida: clero, nobreza e povo. Logo de burguesia nada. Será dessa verdade histórica que o jovem falará?
Na I Média jovens eram, também, as bestas de carga e outras que valiam bom dinheiro: eram cahmadasd as bestas de carga o que o entusiasmadao "jovem" foi.
E contas públicas da iniciativa cultural porque não?

Anónimo disse...

Mas, há alguma dúvida que se tratava de mais uma cópia?
Mas, há alguma dúvida que um dos objectivos era económico?
Mas, há alguma dúvida que um dos objectivos dos produtores,artesãos e comerciantes era, legitimamente, o lucro, nem que fosse para pagar as despesas?
Mas há alguma dúvida que um dos organizadores do evento era a Associação Comercial?
Também a Câmara. Até lá esteve o "REI"! E ele gosta tanto de ficar no retrato, de preferência longe das pessoas altas...
A feira foi um falhanço.É um facto.
Prontos...
Talvez na próxima a cópia seja mais bem copiada.
Sentinela da Noite

desafio disse...

E que tal umas ideias para a próxima feira?

Anónimo disse...

Primeira IDEIA:

Mudar de "organizadores"!

Anónimo disse...

Se ócio e negócio, a organização deve ser da Associação Comercial e dp NERCAB.

Albicastelhano disse...

Boas Noites, vejo que muitos bloggers concordam comigo e pensam que foi uma palhaçada esta pseudo feira medieval.
De medieval teve só o nome, porque artigos daquela época só vi dois "Stands" com armas/bonecos a fazer honra aos Templários.
É uma imitação muito rasca da feira Medieval de Óbidos.
A Associação que a organizou, pelos vistos não percebe nada de Templários.
O Rei como sempre foi lá tirar umas fotos e depois foi-se embora mas claro o seu carro teve de tapar a entrada da pseudo feira porque não queria lá estar muito tempo.
Os seus encarregues foram lá beber comer há borliu e depois foram-se embora.
E mais caricato é que o Rei é Templário e não puxou pelos "seus" templários.

E como sempre esqueceram-se da pobre imagem que passaram de Castelo Branco principalmente do nosso Castelo degradado, a cheirar mal, da nossa igreja a cair, dos graffitis que lá tem e de como está a parte traseira dessa mesma igreja, mas é normal quando se tem um rei a mandar que se esquece da nossa história e do seu Castelo

Anónimo disse...

Há Pessoas que têm dificuldade em reconhecer os Fracassos e lançam essa Frustação nos outros... Iniciativas para inglês ver há muitas mas o Povo quer iniciativas que dinamizem os mais variados sectores aquilo que exactamente não ocorreu nesta iniciativa. Resta saber quantos milhares de Euros foram estoirados do Orçamento da Câmara que parece nunca ter austeridade para aquilo que foi aqui documentado mas nunca tem dinheiro para as obras mais importantes que esta cidade necessita e que passo a enunciar: substuição do tapete e alargamento para duas vias da Estrada da entrada Sul de Castelo Branco, construção de Terminal Rodoviário que sirva o Transporte Expresso e Citadino, alargamento dos horários da TUCAB aos fins-de-semana e Feriados e verdadeiro aumento das rotas e número de viaturas a circularem aliadas à redução do tarifário para captar mais Públicos, descida do preço cobrado para acesso à Piscina-Praia que é um abusrdo pagar por uma infra-estrutura financiada pelos nossos impostos a preços Faraónicos; intensificar e alargar a cobertura e redes móveis em todos os Operadores incluindo as Aldeias que também merecem ser tratados com igualdade e respeito; criar um Centro multi-operacional para Jovens e Idosos dotado de serviços e tecnologias na área da Saúde e Justiça; aumentar o número de Patrulhas e efectivos Policiais bem como de cantoneiros e afins para a Limpeza urbana; apetrechar os serviços municipalizados de Varredoras Mecânicas bem como aumentar a rede de reciclagem existente; disponibilizar Enfermeiros e Médicos do Politécnico para rastreios e medições para toda a População Albicastrense a preços reduzidos comportáveis pelas famílias; estabelecer um pacto com o comércio Local para criação de Emprego e como contrapartida a criação de pavilhões para os certames de Agricultura e Indústria, dotar os Organismos Públicos de rampas para (continua)...

Anónimo disse...

(CONTINUAÇÃO)... para pessoas com mobilidade reduzida e inclusão de Painéis Solares para distribuição de Energia Eléctrica ou Aquecimento de águas; fiscalizar a destruição e o vandalismo da via pública pelo reforço de Fiscais e criação de linha gratuita de alerta rápido que permita detectar tais situações e evitá-las, tradução para as Línguas Inglesa e Francesa de todos os conteúdos dos Sítios da Câmara e de todos os serviços de Saúde, Justiça e Educação para que toda a gente, incluindo turistas, não ande desesperadamente à procura de tradutores à semelhança do que sucede noutras Freguesias que já possuem esta valência; Elaboração de mapa detalhado com a descrição de todas as as Instituições, Empresas e serviços para dinamização da actividade Económica; Criação de uma rede autónoma de assistência médica ou ao domicílio para Idosos pela construção de Lares ou atribuição de cuidados médicos para os verdadeiros pobres; colocar todos os Desempregados a desenvolver tarefas de apoio para não perderem o subsídio; aumento dos espaços verdes e disponiblização de Equipamentos para recolha de dejectos em toda a cidade para manter esses locais livres de focos de contaminação entre outras ideias geniais!!!

SOLICITO AO MENTOR DESTE BLOGUE QUE PUBLIQUE ESTAS INICIATIVAS EM LETRA GRANDE E EM FORMATO DE NOTÍCIA PARA QUE O MUNICÍPIO NÃO CRITIQUE AS PESSOAS DE SEREM PARCAS EM IDEIAS E QUE SÓ SABEM CRITICAR O QUE OS OUTROS REALIZAM. ISTO PERMITIRÁ ANALISAR QUEM FALA A VERDADE E DEFENDE REALMENTE OS INTERESSES DO POVO PORQUE JÁ BASTA OUVIR O PRESIDENTE DA CÂMARA A MENOSPREZAR O POVO. MUITO OBRIGADO E BEM HAJA A TODOS...

Anónimo disse...

Mesmo continuando a ser mais uma cópia, mal copiada?
Não se esqueçam que os dois últimos eventos organizados pela Associação Comercial (Feira de Stokes (?) e agora a Templária) foram ambas copiadas. E, foram dois fracassos absolutos.
Sentinela da Noite

Carlos Vale disse...

Muito bem, anónimo das 15,19 e 15,40. Acaba de concretizar uma boa quantidade de propostas, o que prova que a inteligência não é um exclusivo do edifício da Câmara...
Algumas das propostas são tão óbvias e tão prementes, que andam a ser prometidas há dezenas de anos...sem conclusão. Passeiam de Plano para Plano de Actividades.
As minhas Felicitações.
Carlos Vale

Anónimo disse...

Efectivamente são rogadas diariamente pelo Povo mas nunca concretizadas porque o Aparelho Camarário apenas pretende usufruir do manacial de recursos financeiros para as Mordomias e algumas "fantuchadas" mas quando se trata de melhorar as redes de transportes Públicos, Internet, Saúde, Justiça e Educação fica sempre muito dispendioso ou tem sempre uma razão sobrenatural para não as executar. De todo o modo há Pessoas que não se calam pelo que é legítimo e ordeiro: muito obrigado a todos e as maiores saudações...

Anónimo disse...

Sao pobres e mal agadecidos,os que criticam.
Antes do rei chegar a cidade como alguns anonimos dizem, Castelo Branco era uma vila.

Anónimo disse...

O anónimo das 13 e 17 é um ignorante. Se calhar "trabalha" no Gabinete da zona histórica do arquitecto reformado (ladrão dos nosssos impostos) gerido pelo rei. O rei das anedotas urbanas.

Anónimo disse...

Vila é aquela de onde ele veio que cada vez mais é aldeia. O BETÃO É DESOLAÇÃO. MORÃO É SÓ BETÃO E ANIMAÇÃO .MORÂO A GRANDE DESOLAÇÂO. AFINAL...QUE DEUS LHE PERDÔE.

Anónimo disse...

O Rei teve a oportunidade de realizar algumas obras porque teve sempre carta branca (dinheiro em catadupa) do Poder Central e mesmo o que fez só veio beneficiar alguns Capitalistas e Empresários do seio PS! Por outro lado, este blogue apresenta inúmeras sugestões a quem o Rei as menospreza e as atira para o chão! Antes do Rei falar é melhor analisar as valiosas contribuições de necessidades prementes e urgentes para toda a população (e não só para alguns) bem como esclarecer que quantias estiveram envolvidas naquela "arruaçada" que despretigia a Nação Portuguesa!

Anónimo disse...

O anónimo das 13,17, antes de ser uma anedota, é um ignorante...
Sentinela da Noite

Anónimo disse...

O Joaquim Morão, só tem categoria para dar apoio às feiras do tipo..."Feijão Frade"???