18/05/2011

As obras do sr. Morão/PS - Mais um remendo!

Esta alteração nem chegou ao fim, foi remendada antes de estar terminada!

Já mais do que uma vez afirmámos neste blog que as obras, sejam camarárias ou particulares, devem ser realizadas de acordo com um projecto previamente elaborado e aprovado. Parecem evidentes as razões. Já temos experiência suficiente, quer pública quer meramente pessoal, que nos permite afirmar sem qualquer incómodo que podem "os ceguinhos que comem tudo sem nada exigirem" virem "gritar" que é preciso é fazer "obra", que nada disso nos perturba. Assumimos sem qualquer problema que somos tão capazes de exercer um cargo, como aqueles que por eleição devem desempenhá-los em prol da comunidade.
Desculpem esta introdução tão prolongada, mas vem ela a propósito, da forma como é gerida a câmara de Castelo Branco.
Podemos afirmar que ainda não conseguimos vislumbrar uma obra sem que no princípio, no meio, no fim ou depois de inaugurada não tenha sofrido alterações, remendos, melhoramentos, aditamentos ou aquilo que lhe queiram chamar.

O último caso aconteceu exactamente hoje, dia 18/05/2011, terça-feira. Um amigo, daqueles que olham a cidade como uma entidade viva e dinâmica, que deve ser melhorada, renovada e reestruturada, alertou-me para uma acção que já tinha envolvidos gritos e protestos. Tentei inteirar-me e verifiquei que:
1 - Mais uma vez uma obra camarária QUASE PRONTA estava a ser alvo de modificações. Porquê? Tudo indica que foi realizada a olhómetro. Ao ser experimentada os autocarros não passavam, os estacionamentos não serviam, as curvas eram apertadas,... Em resumo, um chorrilho de asneiras.
Depois da obra praticamente pronta, tentaram experimentá-la e a "coisa não funcionava".
O construtor barafustava por todo o lado; ele até tinha feito a obra de acordo com o "desenho". Se calhar o "desenho" é que não estava de acordo com a obra.
Seria problema do projectista? Não sabemos se houve projectista. Talvez não houvesse. Daí o desacordo das medidas, das curvas, lancis,... Nas fotos até se vê onde já esteve o lancil e onde está agora (é apenas um porMAIOR).












Mas também podemos pôr a hipótese de ter sido o topógrafo que minuciosamente andou a fazer medições e enganou-se? Não nos parece uma hipótese razoável. Podemos pensar que as medições dos topógrafos foram apenas medições e não serviram para coisa nenhuma. Alguém achou que medindo a passo a coisa funcionava melhor. Terá sido assim?
Poderíamos continuar a levantar hipóteses sobre as razões que levaram mais uma vez a esta bagunça. No entanto, temos de responder ao seguinte: Quem perdeu com esta "melhoria"?
- Foi, em primeiro lugar, o empreiteiro, que vai ter de refazer as obras; não sabemos se as vai pagar, mas de qualquer modo "perde";
- Foram os utilizadores das vias envolvidas que continuam sem terem possibilidade de as utilizar livremente;
- Foram os munícipes, em geral, porque os remendos, alterações,... também custam dinheiro e muito.
Quem são os responsáveis? Os mesmos de sempre que nunca são chamados a assumir responsabilidades.

6 comentários:

Carlos Vale disse...

O "post" tem toda razão ser e é muito oportuno.
Bem cedo, fui alertado para este caso das obras na Rua Cadetes de Toledo. Vários cidadãos surpresos, confusos e, também, indignados, deram-me conta de alguns dos alvoraçados episódios passados nas obras, que, como vem sendo hábito em outras obras, são bafejados com algum "teatro" à mistura!
A surpresa e a confusão, tem a ver com o facto destas obras, que estavam em fase de conclusão, estarem a ser "desmontadas", "revolvidas",
"remendadas" ou "emendadas" (escolham). A indignação, tem a ver, mais uma vez, com o desperdício dos dinheiros públicos, ou seja, dos contribuintes. Mais tempo perdido e mão de obra desperdiçada, mais material deitado fora, mais granito (bastante caro) partido e inutilizado, manilhas de escoamento, frente ao Montepio, partidas e serradas para se adptarem à "emenda" feita no perfil do passeio para permitirem a colocação dos lancis mudados de lugar, etc. etc.
O que falhou?: O Projecto? Os técnicos? A Empresa responsável? O acompanhamento? A fiscalização? O vereador do pelouro?
Seja o que for que origina estas estafadas situações, devia ser apurado!
Basta de incompetência e de desperdício de dinheiros públicos...
Carlos Vale

João de Sousa Teixeira disse...

O assunto é sério, muito sério. Sei também o empenho que tens nestas "pequenas" coisas que definem a gestão autárquica da falta dela. Porém, a forma como apresentas os factos, fez-me lembrar um trecho de Mar de Pão, que rezava assim:
"Rosalindo é um velho bem conhecido na vila. É homem de cismas, dizem. Certo dia tirou-se cuidados e, munido de madeiras e ferramentas, fechou-se em casa com o objectivo, tantas vezes planeado e medido ao pormenor, de construir com as suas próprias mãos uma carroça para o burro, ou dito de outra forma, para atrelar ao burro, porque o engenho era evidentemente para seu próprio desfrute. Esforços combinados, pois o animal ajudou com as medidas exactas, qual prova de alfaiate e uma mão cheia de dias, a carroça, um coche aos seus olhos, ficou um brinco. Foi então preciso, mais do que experimentá-la, mostrá-la a toda a gente com orgulho e vaidade. Contudo, esta parte, a última, não teve o desenlace previsto. Rosalindo, com a cabeça já tão cheia de esquadrias, alturas e larguras, esqueceu-se de medir a porta da rua por onde a carroça deveria sair e não teve outro remédio que desmanchar peça por peça a obra da sua vida."
Abraço
João

Anónimo disse...

Ceguinhos que comem tudo sem nada exigirem?
Essa está bem apanhada.
Mas diria mais: Ceguinhos sem opinião, que nada dizem nem nada propõem. Aceitam tudo.
Gabam as obras do Polis e mais tarde gabam as rectificações.
Se foram rectificadas é porque estavam mal. Uns coitadinhos.
Isto é boa gestão?
Homem das Cavernas

Anónimo disse...

Reparei nas Fotografias minuciosamente e constatei que os Operários nem sequer capacete possuem violando as normas de segurança e legislação laboral mais um aditivo da Corrupção, Negligência e Máfia ao serviço da Câmara. Quero saudar o Mentor deste "blogue" o excepcional serviço Público que presta ao Cidadão. Porém, gostaria de solicitar que fossem fotografadas as Casas de Banho do Centro Cívico (DOCAS) bem como o Pseudo terminal no Saibreiro para que de uma vez por todas se faça Justição. Muito Obrigado e Bem-Haja!!!

Paco disse...

Caros Homem das Cavernas e Anónimo
A vossa participação comentando os artigos deste blog é extremamente importante porque, além de darem a vossa opinião, sempre válida, acerca dos assuntos abordados, também sugerem temas a tratar que são importantes para a qualidade de vida dos cidadãos albicastrenses.
Por outro, o papel do autor do blog nada é mais do que o exercício de uma coisa que se chama cidadania, que vocês próprios estão a exercer. Obrigado pelas sugestões ao amigo Anónimo. Vou tentar fazer as fotos das Casas de Banho e do Terminal do Saibreiro, que são, de facto, assuntos importantes.
Cumprimentos
Paco

Anónimo disse...

Será uma peça Jornalística de sublime debate Público a manutenção de uma autêntica Caverna apelidada por Terminal de Camionagem! É agoniante e atroz que aquela "masmorra" funcione (à saída de um Túnel) após inúmeros projectos e intenções promovidas pelo PATO BRAVO para "fingir" que vai investir nas ligações rodovárias para expandir a oferta e recepção de mais habitantes e o realize contra todas as regras de Higiene e Engenharia (mais parece um cortelho de "Porcos")! Foi mais um número de Ilusionista que enganou os Albicastrenses que são confrontados com aquilo que nem os Países de Terceiro Mundo possuem: ninguém fica indiferente a tal e já ouvi comentários que espelham o nível de alguns Políticos que têm sempre os seus Palácios apetrechados e outros ficam com a Miséria já para não falar dos milhões que concedem aos seus BOYS e GIRLS! Por seu turno, tenho constatado que as Casas de Banho sito Docas estão imundas e sujas devido à negligente manutenção e higienização a que nos foi habituando o executivo da Câmara (releve-se que o ruído naquela zona é muito elevado tamanhos são os berros de Incompetência). Numa época de galopante Desemprego, aquele "embuste" nem sabe sequer contratar pessoas para efectuar Limpezas o que revela a conduta obscena de quem vive faustosamente e envergonha todos incluindo Turistas que aplicam o capital nesta Cidade e ficam "pasmados" com o tratamento de vanguarda que concedemos: ao menos tenham respeito pelos Turistas...

Mais uma vez agradeço a participação da Comunidade e de todos os intervenientes! Bem Haja.