01/05/2011

A Praça Velha e o lixo

Já em 23 de Julho de 2009 prevíamos isto!

Tal como afirmamos anteriormente a recolha do lixo na Praça Camões (vulgo Praça Velha) foi objecto de tratamento neste blog. Afirmámos na altura e continuamos a afirmar que a colocação dos contentores em frente ao palácio dos Motas foi uma péssima solução, sendo que uma praça emblemática da cidade devia ter um melhor tratamento.
Mas vejamos as imagens que dizem respeito ao fim de semana passado - dia 23 de Abril (sábado).











Vejamos agora como se encontrava a praça este fim de semana (hoje) - dia 1 de Maio (domingo).











Em plena Zona Histórica e sendo uma praça emblemática da cidade devia ter tido e ter um tratamento adequado (há edifícios a precisar duma recuperação/preservação). Os visitantes e os turistas ficarão com uma péssima imagem perante a lixarada que os recebe, especialmente ao fim de semana. É claro que é mais uma das "pérolas" do sr. Morão/PS/Pólis.

9 comentários:

Anónimo disse...

Lanço aqui ao Mentor deste Blogue que Fotografe as Casas de Banho do Centro Cívico - Docas - para terem a noção da autêntica PUTREFACÇÃO e ausência de Equipamentos e Consumíveis.
É Chocante que o "Pato Bravo" faça tanto teatro com obras para Inglês ver e descure os principais serviços de limpeza da Cidade...

BEM HAJA E VOTOS DE CONTINUIDADE PARA REPORTAGENS DE QUALIDADE...

Anónimo disse...

Sem dúvida que este caso é condnável, mas sabe o que é que me choca tanto ou mais que o lixo? Os grafities no edifício do arquivo distrital que ainda há pouco tempo foi restaurado! Enquanto certos albicastrenses continuarem a vandalizar a cidade desta maneira sem qualquer respeito pelo património público, vamos estar sempre nisto: arranjar para ter de o voltar a fazer pouco tempo depois. Já o edifício em frente, ex-biblioteca, está em muito mau estado tendo igualmente sido intervencionado recentemente. O edifício dos CTT foi remodelado e levou logo com grafities em cima. Uma casinha de vidro por cima da biblioteca (não é o elevador mas a outra) já levou umas valentes pedradas... Há muita gente que é capaz destas atrocidades e imagino que se torne frustrante estar a tentar arranjar a cidade para pouco tempo depois alguém vir estragar de novo. A câmara também tem alguma culpa nisto porque falta policiamento principalmente durante a noite mas o civismo de certos albicastrenses é pouco ou nenhum.

Desculpe lá este comentário um pouco fora do assunto do post, mas vi os grafities e não resisti...

Anónimo disse...

Que grande paisagem histórica.

Paco disse...

Ao primeiro anónimo agradeço a informação sobre as casas de banho. Quando tiver oportunidade vou fazer algumas fotos e publicá-las-ei.

Ao segundo anónimo quero dizer que tem toda a razão sobre os grafitti. É de facto uma falta de respeito, não só pelo património, mas por nós todos. Temos o direito de usufruir dos equipamentos em boas condições que são construídos com os impostos pagos por nós. A "destruição" dos equipamentos revela falta de civismo, que muitas falta onde não devia. Quando não há referências positivas tudo serve para libertar as frustrações, nem que seja uma parede nova pintada de branco ou amarelo, mas também quebrar um vidro, ou queimar um caixote do lixo ou um vidrão.
Já agora posso também informar que a rua do Relógio estava juncada de copos de plástico e garrafas da noitada passada.
Obrigado pela vossa colaboração, sugestões, comentários e incentivos.
Paco

Carlos Vale disse...

Um erro monumental, colocar os contentores subterrâneos numa praça histórica e emblemática.
Praça que nos fins de semana se transforma numa lixeira.
Os turistas devem levar boas recordações.
Uma total ausência de sensibilidade
Carlos Vale

João de Sousa Teixeira disse...

Não entendo grande coisa de contentores, mas não há aqui falta de civismo dos utilizadores? Também não me parece lixo doméstico.
O resto são elefantes brancos em que a cidade se tornou pródiga...

Abraço
João

Anónimo disse...

Mias um polilada! E sá meter ao bolso.

Paco disse...

Tens toda a razão João. A maior parte destas "coisas" e patifarias são falta de civismo. Mas os responsáveis também têm de contar com isso e prevenir. Mas parece que o que se passa naquela zona já é comum. Todos os fins de semana acontece o mesmo. Então a solução teria de ser outra.
Um abraço
Paco

António Veríssimo disse...

Amigo Paco.
Antes de mais o meu bem-haja por ter colocado este assunto em discussão.
É lamentável que este local (outrora um dos mais importantes da nossa cidade), possa ser "vitima" de alguns albicastrenses menos "amantes" da sua terra.
É lamentável que a nossa autarquia sempre tão atenta a mandar limpar determinados locais da nossa terra, se esqueça de mandar limpar outros.
Será por morarem nestes locais albicastrenses mais pobres!?
A pergunta fica! Responda quem souber e quiser...