19/11/2008

As "pérolas" das obras do sr. Morão

O Ontem e o Hoje

Em 2 de Janeiro de 1997 era assim:


Era assim o Passeio Verde!

Agora é assim:

Que desolação!

Um amigo, perante estas duas imagens, disse-me que é uma questão de gosto. Tem toda a razão.
Mas o que não podemos ignorar é se o gosto tem qualidade. Para mim quem gosta do centro da cidade assim, sem uma árvore, não sabe o que é qualidade. Isto é modernismo bacoco.
As cidades têm história. As suas ruas, os seus largos, os seus jardins,... fazem parte da sua identidade e devem ser preservados e melhorados, mas não destruídos.

Ontem era assim:
Parque da cidade - ontem

Hoje é assim:

Parque da cidade - hoje

Para onde olham as pessoas? Para as pedras.
Olhem para a fila de bancos. Vê-se que está sol, mas não há sombras. É bonito para quem gosta de pedras. Mas eu prefiro os seres vivos, incluindo as árvores. A minha filha perguntou-me: "Onde estão os cisnes?"

Sem comentários: