06/02/2009

Síntese semanal - nacional

Questões de ordem profissional têm-me afastado da escrita e das reflexões que este blog proporciona, especialmente sobre o que se passa na nossa cidade. Hoje, tenho algum tempo, o que me permite fazer algumas reflexões sobre os acontecimentos da semana.

-A nível nacional continua a saga do Freeport. Se o nosso primeiro, como afirma, não tem responsabilidades na aprovação do licenciamento, devia ter ficado calado e deixar a justiça actuar. Os comunicados, os desmentidos para a comunicação social, os camaradas a fazer conferências de imprensa "cheiram" a tentativas de pressão sobre quem tem a responsabilidade das investigações. O futuro há-de trazer a verdade.

- O Ministério da Educação produziu mais um documento de antologia sobre o voluntariado dos professores reformados. A Fenprof tomou posição. O documento que se segue foi tornado público pelo Secretariado Nacional da FENPROF no dia 2/2/2009

ME pretende garantir pleno funcionamento das escolas recorrendo a trabalho gratuito de docentes aposentados!...

O Secretário de Estado da Educação remeteu ao Conselho das Escolas um projecto de despacho que visa recrutar professores aposentados para, "de livre vontade, sem remuneração, numa prática privilegiada de realização pessoal e social", isto é, em regime de voluntariado, desenvolverem actividades nas escolas que deveriam ser da responsabilidade de professores no activo com que, no entanto, estas não podem contar.

Perante o cada vez maior número de solicitações a que as escolas estão sujeitas, mas que não podem satisfazer-se com as regras impostas pelo ME para definição do seu quadro ou, mesmo, pelo recurso à contratação (correspondendo, tais regras, a uma das facetas da política economicista com que gere o funcionamento e organização do sistema educativo), pretende o ME a aprovação de legislação que permita às escolas organizarem programas de voluntariado envolvendo professores aposentados.

Ainda que o projecto de despacho refira que o voluntário não substitui os recursos humanos considerados necessários, é evidente que, por um lado, as dificuldades colocadas às escolas para adequarem os respectivos quadros às suas necessidades efectivas e, por outro, as designadas "áreas de intervenção do professor voluntário" negam aquela declaração de intenção.

Entre muitas outras, são referidas como áreas de intervenção para trabalho voluntário: apoio a alunos nas salas de estudo, apoio e funcionamento das bibliotecas escolares/Centros de Recursos, articulação vertical e horizontal dos currículos, articulação de projectos internos e externos das escolas, dinamização de projectos de aproximação da escola ao meio, apoio e dinamização de actividades extracurriculares�

Não se questiona a importância, para as escolas e as comunidades, das actividades que são referidas no anexo ao projecto de despacho, discorda-se é que, para as desenvolver e assumir em pleno, o ME, em vez de criar as indispensáveis condições às escolas, dotando-as dos recursos que lhes fazem falta, pretenda, através do trabalho gratuito dos docentes aposentados, substituir aqueles que nelas deveriam ser colocados.

Sabendo-se que um dos motivos do afastamento de muitos professores das escolas, aposentando-se, é a natureza e o rumo da política educativa do ME/Governo, não é de crer que este voluntariado consiga muitos adeptos, contudo, independentemente disso, há limites para as medidas economicistas do Governo, não se aceitando aquelas que pretendem, sobretudo, remeter para o desemprego jovens professores que tanto têm para dar e tão necessários são às escolas portuguesas.

O Secretariado Nacional da FENPROF

2/02/2009


- As taxas moderadoras dos hospitais foram aumentadas a partir de 1 de Fevereiro. É caso para dizer: aos bancos e banqueiros milhões; aos que mais precisam até os poucos tostões que têm lhes querem tirar. E mais não digo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta Câmara é um maná para os amigos
ele é carreiras de tiro avenidas egas moniz apoio associacões amigas
mas fábricas é mera propaganda

Anónimo disse...

Diplomas do professor/amigo/sócio Dr Morais.Da independente. o que aconteceu? Encerrada...Projectos da Guarda. De quem são aquelas obras de arte? Só na Guarda? e Belmonte e a Covilhã e outras? Aconteceu alguma coisa? Caso "Fripor"...Que é feito do agente da PJ? Foi expulso por violar segredo de justiça...Que é feito do então director da PJ? Foi dimitido!O que mais irá acontecer?
Que poderes ocultos estão por trás? Quanto ao M.da Educação... Uma vergonha!

Anónimo disse...

é bom lembrar que o chefe do PS em castelo branco é JOAQUIM MORÃO amigo do peito do senhor engenheiro que aprovou o friport e por cá quem aprovou o forum e avenida egas moniz
quem foi,quem foi