17/09/2008

Agenda cultural da Câmara Municipal

Ultimamente temos passado junto do cine teatro avenida para nos informarmos sobre os eventos culturais a que possamos assistir. Sem surpresa temos verificado que os “eventos culturais possíveis” se limitam às esplanadas das “Docas”. Nós preferimos chamar-lhe Devesa porque ainda somos do tempo em se respeitavam as tradições…

Como não descobrimos no local procuramos no sítio da Câmara Municipal na net. Na Agenda Cultural descobrimos efectivamente referências às actividades culturais realizadas no município. E aqui tivemos uma enorme surpresa: todos os eventos referidos eram anteriores a 9 de Agosto de 2008. E somos obrigados a tirar algumas conclusões:

1º - A actividade cultural da câmara municipal limita-se aos festivais de folclore (em Castelo Branco realizaram-se dois, no verão – Julho e Agosto); a realização de um evento cultural que projecte a cidade para o país e para o estrangeiro é prioritário – vejamos o que se passa com a vila do Crato, no distrito de Portalegre a 90 Km de Castelo Branco, que há 24 anos realiza a Feira de Artesanato e Gastronomia que tem levado o nome do Crato e do Norte Alentejano para além fronteiras, muito longe, mesmo muito longe como os EUA.

2º - A agenda cultural é tão pobre que corremos o risco de o cine teatro se tornar num elefante branco; desde 9 de Agosto, já passou quase mês e meio e actividades nem sombra. Para que serve o cine teatro? Mas também podemos perguntar: e a página da câmara na net não é actualizada? Quem quiser acompanhar a agenda cultural do município não pode usar o sítio da net. Mas, talvez até nem precise, porque entretanto já “morreu” de tédio.

Sem comentários: