23/09/2008

O Cronista do Burgo

O cronista do jornal do Burgo publicou esta semana uma crónica bem interessante, cheia de humor e sentido de oportunidade.


Como nós somos pessoas também com sentido de humor decidimos fazer uma crónica paralela à do nosso cronista.


O Perfeito do Burgo com a pressa de obter autorização do parlamento do Condado para assinar com um ministro do Reino a transferência de poderes educativos descurou a entrega a tempo da convocatória do deputado vermelhista, que acabou por não poder participar na reunião magna do Condado, tendo originado enorme confusão ao não ser entregue na sede do PCL (Partido Comunitário Lusitano).


Curiosamente, parece que este acontecimento resulta de uma leitura apressada das ordenações do Reino por parte dos representantes do Roseiral que também não se entenderam com os deputados do Laranjal. Perguntamos nós: o que é que as ordenações do Reino dizem sobre o caso? O Perfeito precisa ou não da decisão do parlamento do Condado para assinar o acordo com o ministro do Reino? Parece que sim, já que um acordo que dá novas competências ao Burgo precisa de ser aprovado, o que só o parlamento pode fazer.


Mas parece que a língua de Camões para aquelas bandas tem uma interpretação curiosa. Não conseguimos perceber que leitura é que os deputados do Roseiral e do Laranjal e também o nosso cronista fizeram da ordem de trabalhos que diz o seguinte:


Ponto único – Discussão e votação da proposta de “Transferência de competências para os municípios em matéria de educação – minuta do contrato de execução”.


Perguntamos nós: o que é que os deputados aprovaram? A autorização para o Perfeito assinar o acordo ou a minuta do contrato de execução? A língua de Camões precisa de ser melhor tratada.


Por outro lado, a pressa do nosso Perfeito era totalmente descabida: em todo o Reino, dos mais de trezentos Condados apenas cerca de noventa assinaram o acordo. Nem a Kapital do Reino assinou. Dos Condados do Interior que são cerca de trinta, apenas cinco o assinaram.


Podem os burguenses e também o nosso cronista tirar agora a seguinte conclusão: a pressa é inimiga da perfeição.


Já agora a Brigada do Reumático, em tom de brincadeira, podia propor ao nosso cronista a transferência do seu gabinete de redactor para a sede do Condado, sempre estará mais perto do Perfeito, que poderá ajudá-lo a fazer as crónicas e até as outras notícias do Condado, sem ser necessário deslocar-se.

Por outro lado, a Brigada do Reumático poderia sugerir também, sempre em tom de brincadeira, que o deputado vermelhista deixasse de ser convocado para as reuniões magnas, pois tem o mau hábito de querer discutir as questões e esclarecê-las, enquanto os outros querem é votá-las quanto mais depressa melhor, que é para irem embora, pois têm mais que fazer.

Sem comentários: